Braga, sexta-feira

Câmara de Braga recebe troços das estradas 101 e 201

Regional

10 Fevereiro 2020

Redação

Dois troços de estradas nacionais vão passar para a gestão da Câmara Municipal. Acordo com Infraestruturas de Portugal é discutido hoje em reunião pública da vereação.

A Câmara Municipal de Braga vai receber da Infraestruturas de Portugal (IP) dois troços de estradas nacionais com a extensão de cerca de cinco quilómetros.

Uma parcela de 2,8 quilómetros da estrada nacional 201, que atravessa a freguesia de Real, passa a integrar a rede municipal, comprometendo-se já a autarquia com a sua requalificação.

O outro troço que passa da alçada da IP para o Município são 2,1 quilómetros da estrada nacional 101, que liga Braga a Guimarães, compreendendo o local onde se realiza actualmente a feira semanal.

Os termos do acordo de transferência dos dois troços de estrada nacional são votados hoje em reunião da vereação bracarense.

A beneficiação do troço da estrada nacional 201, que atravessa o núcleo mais antigo da freguesia de Real, é reivindicada há muito por moradores e pela União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, dada a degradação do mesmo, comprometendo-se a Câmara Municipal a realizar as obras necessárias, logo que tome posse da via.

O texto do acordo refere que os troços de estrada a transferir para o Município apresentam condições de circulação de pessoas e bens compatíveis com a continuidade de abertura ao tráfego.

O vereador João Rodrigues, responsável pelo pelouro da Gestão e Conservação do Espaço Público, já assumiu que o Município assume o troço da 201 mesmo antes das urgentes obras de conservação, dada a incapacidade da IP em as realizar em tempo oportuno.

A transferência da troço da estrada nacional 201 exclui o canal técnico rodoviário destinada às redes de telecomunicações, o qual se manterá sob a gestão da IP.

Deixa o teu comentário