Braga, quinta-feira

Câmara de Caminha transferiu 828 mil euros para 14 freguesias em 2020

Regional

08 Fevereiro 2021

Redação

A Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, transferiu, em 2020, para as 14 freguesias do concelho 828.723,85 euros, um aumento superior a 50% quando comparado com o valor transferido no ano anterior, foi hoje divulgado.

A Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, transferiu, em 2020, para as 14 freguesias do concelho 828.723,85 euros, um aumento superior a 50% quando comparado com o valor transferido no ano anterior, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia explicou que, com base "nos números preliminares da execução orçamental de 2020", "em ano de crise sanitária, económica e social tornou-se imperioso injetar o máximo de liquidez em cada umas das Juntas de Freguesia do concelho de modo a que pudessem apoiar as populações, instituições e empresas com um maior sentido de oportunidade e proximidade".

"A Câmara confia em todas as Juntas, de todas as cores partidárias, e não podia deixar de dar o máximo de ferramentas para que cada uma fizesse melhor o seu trabalho em período pandémico", referiu o autarca socialista Miguel Alves, citado naquela nota.

O município prevê "aumentar este apoio ao longo de 2021, tendo aprovado na última reunião de Câmara a contração de um empréstimo de curto prazo, de 800 mil euros, que permitirá adiantar as transferências previstas, para todo o ano, para cada uma das Juntas de Freguesia".

De acordo com a contabilidade provisória da execução das despesas municipais, a autarquia disse ser "notório o esforço de dotação das Juntas de Freguesia de capacidade para realizarem despesas correntes, em detrimento das despesas em obras".

Segundo a autarquia, "mais de dois terços das transferências efetuadas em 2020 pretenderam apoiar as Juntas de Freguesias nas despesas correntes com subsídios, compra de géneros alimentares, produtos de limpeza e desinfeção ou medicamentos (de acordo com o critério que cada autarquia estabeleceu), tendo o apoio direto a obra ficado pelos 268 mil euros".

"Aumentámos o apoio direto às Freguesias e não deixámos de fazer obra na maior parte dos seus territórios. Para além do dinheiro que transferimos, continuamos a fazer investimento público em reabilitação urbana, nas escolas, nas redes de abastecimento de água e saneamento básico, na limpeza e jardins, no apoio às associações e empresas, em ecovias e beneficiação de arruamentos. Tratamos do presente, mas continuamos a investir no futuro", sublinhou o socialista Miguel Alves.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.310.234 mortos no mundo, resultantes de mais de 105,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.158 pessoas dos 765.414 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Deixa o teu comentário