Braga, segunda-feira

Câmara de Guimarães cria programa de aceleração de "startups"

Regional

11 Maio 2021

Lusa

A Câmara de Guimarães desenvolveu um "programa intensivo" de aceleração de startups' para "apoiar a nova geração" no desenvolvimento e crescimento de ideias de negócio e "ligar" empreendedores e indústrias do concelho.

O Set.Up IN(dustry), hoje apresentado, pretende, segundo descreveu a chefe de Divisão do Desenvolvimento Económico (DDE) daquela autarquia do distrito de Braga, Marta Mota Prego, "suportar o crescimento de uma nova cultura industrial na região, baseada em soluções inovadoras".
 

O programa, desenvolvido pela autarquia através da Set.Up Guimarães em parceria com a TecMinho, está dividido em duas fases: a primeira, constituída por oito ‘workshops’ "para a aceleração de ideias", e a segunda é "a fase de incubação industrial", que terá o acompanhamento de um mentor.
 

"A câmara de Guimarães marca a diferença em relação a outros programas que existem no país", referiu na apresentação o diretor-geral da TecMinho, Filipe Soutinho.
 

Para aquele responsável, a TeCMinho, "a interface mais antiga do país para o tecido empresarial", assume o "papel de promover uma ligação com a indústria, sendo fundamental reunir ideias com valor acrescentado e potencial para implementar esta dinâmica, e que irá resultar na criação de maior valor, mais emprego, mais empresas e mais riqueza para a região".
 

Do lado da autarquia, o vereador da DDE, Ricardo Costa, salientou que "já está estabelecida uma estreita ligação com as empresas, conseguida através de várias visitas, que serviram para ver quais as ideias que melhor se encaixam nas necessidades apontadas e que podem ser apresentadas no sentido de ir ao encontro dessas necessidades para capacitar o desenvolvimento tecnológico".
 

As candidaturas a este novo programa de incubação devem ser apresentadas até ao dia 26 de maio, através do preenchimento ‘online’ de um formulário específico de candidatura, que pode ser individual ou em grupo.

Deixa o teu comentário