Braga, quarta-feira

Câmara de Viana do Castelo apoia jovens com talento e empreendedores

Regional

17 Agosto 2020

Redação

Concurso Viana Jovens Empreendedores e Viana Jovens com Talento ajudam jovens a concretizar negócios e projectos artísticos.

Ajudar os jovens a concretizarem ideias de negócios e projectos artísticos é o objectivo dos concursos ‘Viana Jovens Empreendedores’ e ‘Viana Jovens Talentos’, que a Câmara Municipal de Viana do Castelo criou este ano.


No âmbito destes dois concursos foram disponibilizados 82 mil euros para apoiar os projectos vencedores.
 

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa justificou que “havia um espaço a preencher e um trabalho a fazer para espoletar os talentos”, assegurando que o leque de vencedores é “rico e variado”.


O autarca vianense destacou a preocupação social, ambiental e criativa dos projectos e o facto de os vencedores do ‘Viana Jovens Com Talento’ utilizarem a cidade de Viana do Castelo como “fonte de inspiração”.
 

O concurso ‘Viana Jovens Empreendedores’ conta com a participação de 30 pessoas, enquanto que o ‘Viana Jovens com Talento’ contou com a adesão de 19 propostas.


Números que permitiram à vereadora do pelouro da Juventude, Carlota Borges, considerar que ambos os concursos foram muito participados e que, tendo em conta que esta foi a primeira edição, não contavam “com tanta adesão e com tanta qualidade”.
 


O concurso ‘Viana Jovens com Talento’ permitiu atribuir 42 mil euros a cinco projectos.
 

O projecto vencedor (‘Histórias Viandantes’), de Rui Coelho, aborda narrativas sobre Viana do Castelo, com a ajuda de ilustrações. O segundo classificado foi o projecto ‘Conviver 65 +’, de Cristiana Brandão, centrado no voluntariado e convívio de idosos. No terceiro lugar ficou ‘Lethes em Bruto, Memorial Dançante’ de Júlia Fernandes, que consiste na criação de um festival que junta 10 artistas vianenses.


No concurso ‘Viana Jovens Empreendedores’, que contou com 40 mil euros, foram aprovados três projectos.
 

O ‘SIM - Sistema Integrado Municipal’, de Nuno Lemos agrega dados e serviços do concelho e permite a monitorização do ecossistema urbano. O projecto ‘MAI’LAND GUITARS’, de João Rodrigues, aposta numa estratégia de vendas sustentável de guitarras eléctricas e malas para instrumentos. Raquel Gonçalves apresentou o projecto ‘Mais Comunidade’ que visa combater o isolamento social através da intervenção comunitária e da criação de uma unidade móvel de cuidados.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho