Braga, sexta-feira

Câmara Municipal renova Rede Solidária do Medicamento

Regional

04 Junho 2021

José Paulo Silva José Paulo Silva

Município famalicense e Associação Dignitude vão continuar apoio a pessoas carenciadas na aquisição de medicamentos. Rede Solidária já chega a mais de 200 beneficiários.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou ontem a renovação do acordo com a Associação Dignitude que institui a Rede Solidária do Medicamento.


Mais de 200 pessoas economicamente carenciadas, sinalizadas pelos técnicos de Acção Social do Município, beneficiaram ,nos últimos sete meses, de ajuda na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.


A vereadora Sofia Fernandes informou a vereação que o Município teve, entre Setembro de 2020 e Fevereiro deste ano, um gasto de 15 900 euros com o pagamento de medicação a pessoas de agregados familiares cuja capacitação é inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), exactamente 219,45 euros.
 

 A autarca deu conta que o custo do primeiro ano de vigência da Rede Solidária do Medicamento ficou aquém do previsto, já que o orçamento municipal tinha cabimento até 150 mil euros para esta medida.


Com a renovação do protocolo com a Associação Dignitude, a Câmara Municipal tem disponível uma verba até 50 mil euros.


Sofia Fernandes destacou a importância da Rede Solidária do Medicamento, sobretudo para os cidadãos mais idosos do concelho com necessidade de medicação crónica, os quais constituem a maioria dos beneficiários.
 

 “Se não fosse esta ajuda poderiam ficar privados da sua medicação é isso que não queremos aque aconteça”, disse a vereadora.

Deixa o teu comentário