Braga, sábado

Caminha reforça apoios às IPSS

Regional

30 Janeiro 2021

Redação

Câmara vota, segunda-feira, uma proposta apresentada pelo presidente, Miguel Alves, que visa o reforço do apoio às IPSS assumindo despesas com água, saneamento e recolha de resíduos.

A Câmara de Caminha vai reforçar as medidas de apoio às IPSS do concelho, assumindo o pagamento das facturas do serviço de água e saneamento e isentando- -as do pagamento do serviço de recolha de resíduos urbanos.

Este reforço no apoio às IPSS do concelho, que é votado segunda-feira em reunião de câmara, aplica-se a todas as facturas emitidas até Junho de 2021, inclusive. Será posteriormente avaliado o possível prolongamento.

Apresentada pelo presidente da autarquia, Miguel Alves, a proposta abrange as IPSS do concelho de Caminha que acolham ou cuidem de idosos em regime residencial ou através de apoio ao domicílio, bem como aquelas que apoiam a infância, através do serviço de creche e/ou jardim-de-infância.

Em comunicado, o Município explica que a proposta de Miguel Alves surge no contexto da actual situação epidemiológica, que tem levado à renovação sucessiva do estado de emergência. O edil “considera que há uma pressão enorme que é colocada às instituições que trabalham com idosos e com crianças, quer quanto ao cumprimento de rigorosos sistemas de vigilância e salubridade, quer quanto à dedicação de todos os seus dirigentes e trabalhadores, quer ainda quanto ao esforço financeiro despendido para acompanhar a mais grave situação sanitária que estas casas alguma vez enfrentaram”.

Ainda segunda a autarquia, vão beneficiar deste reforço nas medidas de apoio a Casa de Repouso do Bom Jesus dos Mareantes em Caminha, o Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora (valência idosos e infância), a Santa Casa da Misericórdia de Caminha (valência idosos e infância), o Centro de Bem-Estar Social de Seixas, o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Encarnação em Vilarelho, o Centro Social e Paroquial de Moledo, o Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora, a Casa do Povo de Lanhelas e o Patronato Nossa Senhora da Bonança em Vila Praia de Âncora.

Deixa o teu comentário