12 Fevereiro 2021
Nelson Évora é o grande ausente na lista de inscritos para os Campeonatos de Portugal de pista coberta, este fim-de-semana em Braga, o que implica que também falhará os Europeus marcados para a Polónia para o início de março.
O triplo saltador, vice-campeão da Europa há dois anos, está radicado em Guadalajara, Espanha, e trocou no início da época a camisola do Sporting pelo seu novo clube, o FC Barcelona.
A presença nos Europeus da Polónia já era dúvida, mas agora confirma-se que a opção de época são os Jogos Olímpicos de Tóquio, para os quais ainda não tem mínimos, mas onde entra com 'algum conforto' através das vagas atribuídas pelo 'ranking' mundial.
O título nacional parece assim totalmente entregue ao benfiquista Pedro Pichardo, recordista nacional, que começa a época e deverá fazer mínimos para os Europeus (05 a 07 de março em Torun, Polónia) com uma certa facilidade.
Mas a grande 'atração' para Braga é certamente a sportinguista Auriol Dongmo, líder mundial do peso e forte candidata a medalhas nas grandes competições internacionais que se disputam este ano.
Dongmo teve um arranque de época fulgurante, com vitórias nos grandes 'meetings' em que tem participado e elevou o recorde nacional para 19,65 metros há duas semanas, o que lhe dá a liderança mundial da especialidade.
Também já há mínimos feitos no peso masculino, para Francisco Belo, que vai discutir o título com o seu colega no Benfica, e rival, Tsanko Arnaudov.
Outros 'duelos' interessantes, igualmente com os olhos postos no 'passaporte' para Torun, são esperados no triplo feminino (Patrícia Mamona, Susana Costa e Evelise Veiga) e nos 60 metros, tanto femininos (Rosalina Santos e Loréne Bazolo) como masculinos (Frederico Curvelo, Carlos Nascimento e Diogo Antunes).
Há uma semana em Pombal Isaac Nader e José Carlos Pinto (Benfica) e Nuno Pereira (Sporting) fizeram mínimos nos 1.500 metros e reencontram-se agora como os grandes candidatos ao lugar de campeão. Dificilmente haverá 'intromissões', tanto mais que Paulo Rosário, o atleta mais em forma no ano passado, não vai estar presente.
Nos 1.500 metros femininos, a bracarense Mariana Machado esteve esta semana muito perto dos mínimos, em Barcelona, e volta a tentar a marca, devendo fazer um 'contrarrelógio' para procurar o objetivo. Marta Pen é a grande ausente.
Ricardo Santos chega a Braga como novo recordista nacional - fez a marca há uma semana em Ostrava - e pode dar 'uma ajuda' à qualificação de Raidel Acea.
Outros atletas 'a seguir' nas provas a decorrer em Braga são João Vítor Oliveira (60 metros barreiras), Paulo Conceição (altura), Ivo Tavares (comprimento) e Cátia Azevedo e Vera Barbosa (400 metros).
A nível das competições de marcha, o destaque é mesmo a ausência, por ter estado doente, da decacampeã Ana Cabecinha, que assim deverá 'entregar' o título dos 3.000 metros à sua colega do Pechão Edna Barros.
Quem não conseguir em Braga os mínimos para os Europeus ainda terá uma semana para o fazer - a data limite é o dia 21 de fevereiro.
Sábado e domingo, as provas começam às 14:15 e prolongam-se até pouco depois das 18:30. Apenas haverá eliminatórias nos 60 metros e 60 metros barreiras, para todas as outras provas foi decidido dificultar um pouco mais que o habitual as marcas de acesso, para reduzir o programa.
26 Fevereiro 2021
Ricardo Soares promete Gil Vicente a lutar pela vitória em Tondela
26 Fevereiro 2021
Vitória de Guimarães tenta regressar às vitórias na receção ao Boavista
25 Fevereiro 2021
25 Fevereiro 2021
Famalicão prolonga até 2026 contrato com o guarda-redes Luiz Júnior
Deixa o teu comentário