Braga, quinta-feira

Casa do Professor: Novo presidente quer fidelizar e captar associados a nível nacional

Regional

15 Setembro 2019

Redação

Jorge Soares foi empossado ontem como novo presidente da Casa do Professor, quase dois meses depois das eleições e de vários impasses.

Jorge Soares foi ontem empossado presidente da direcção da Casa do Professor de Braga, sucedendo no cargo a Hilário de Sousa. A cerimónia teve lugar quase dois meses depois das eleições, que tiveram lugar a 20 de Julho, e cujos resultados estiveram suspensos por decisão da Mesa Eleitoral após ter sido detectada uma incongruência entre o Regulamento Eleitoral Interno e os Estatutos da Casa do Professor enquanto associação no que se refere aos votos por correspondência. Enquanto que o regulamento eleitoral, aprovado em 2012, permite aos associados o voto por correspondência, o mesmo não está previsto nos estatutos da associação.


A incongruência foi detectada e comunicada pela presidente da mesa eleitoral à Assembleia Geral já após o encerramento da votação, tendo sido tomada a decisão de suspender os resultados, medida que contou com a concordância dos candidatos das duas listas que participaram nesta corrida: Jorge Soares, da lista A, e Artur Caldeira, da lista B.

Perante a situação, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Vasa do Professor, Joaquim Cracel, decidiu solicitar um parecer jurídico a duas sociedades de advogados.


No dia 28 de Julho a Mesa Eleitoral voltou a reunir para retomar os trabalhos de apuramento dos resultados que mereceram um protesto da lista B que entendeu não proceder à contagem dos votos e solicitar a repetição da votação por considerar ilegal a modalidade dos votos por correspondência. Perante o sucedido, o presidente da Mesa da Assembleia Geral decidiu convocar uma Assembleia Geral Extraordinária que deliberou a contagem de todos os votos.


Os resultados apurados deram uma vitória à lista A, liderada por Jorge Soares, que reuniu 386 votos num universo de 720 votantes, enquanto que o candidato da lista B, Artur Caldeira, recebeu 323 votos.


Foram registados ainda sete votos em branco e quatro votos nulos.


Na cerimónia de tomada de posse, o novo presidente da Casa do Professor reafirmou a intenção de adoptar linha de continuidade na gestão da instituição, sublinhando, no entanto, que continuidade não significará “conformismo e falta de arrojo”.


“Para nós a continuidade significa evitar rupturas, não fazer guinadas de direcção, ter sentido de orientação, pois numa instituição como a Casa do Professor, dada a sua natureza e fins, não pode haver ruptura e muito menos aventurismo”, disse.

Tendo como linhas de orientação a consolidação, desenvolvimento e inovação, uma das grandes finalidades da nova direcção é fidelizar e captar associados a nível nacional.


Será mantida a aposta nas áreas social, formativa, educativa, artístico-cultural e lúdico-recreativa, com a introdução de melhorias estratégicas na sua organização e funcionamento.


Fundamental para a nova direcção será também a consolidação do processo de estabilização económica-financeira da instituição alcançada nos últimos anos.


Jorge Soares pretende dar ainda continuidade ao projecto da anterior direcção no que diz respeito à ampliação da actual estrutura física da instituição, no sentido de aumentar a capacidade de alojamento no?Lar Residencial e assegurar a existência de espaços diferenciados para responder a utentes com necessidades de apoio específicas.


Alargar as soluções no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário é outra das metas traçadas, assim como a criação do Gabinete de Apoio ao Professor com o objectivo de concretizar uma aproximação efectiva ao associado, consubstanciado num apoio profissional e na dinamização das vantagens que a instituição oferece (protecção social, saúde, formação, educação e apoio jurídico).

Deixa o teu comentário