Cavez aposta nas pessoas

Regional

21 Junho 2021

Miguel Viana Miguel Viana

As pessoas continuam a ser a grande preocupação do executivo da Junta de Freguesia de Cavez. O transporte para o centro de vacinação e a remodelação de vias são as principais apostas.

O apoio social é uma das preocupações da freguesia de Cavez. A Junta de Freguesia tem estado ao lado da população em acções como a compra de medicamentos ou até no transporte para o centro de vacinação anti-Covid-19. Sempre a pensar no bem estar das pessoas. “A nossa preocupação maior continuam a ser as pessoas. Somos uma freguesia envelhecida e, por exemplo, para as pessoas irem à farmácia têm que se deslocar para fora da freguesia. Na parte da vacinação, a Junta de Freguesia colaborou muito no transporte. Isso continua a ser a parte mais importante da freguesia”, afirmou Paulo Guerra, presidente da Junta de Freguesia de Cavez, eleito pelos Independentes por Cabeceiras.


O autarca acrescentou que está a ser feito tudo para que as pessoas se sintam bem na freguesia.”Queremos que as pessoas gostem de cá vir, que gostem de construir cá, que gostem de cá viver, porque a nossa freguesia é muito bonita, tem muita zona verde e rios limpidos”, disse Paulo Guerra. A atractividade passa pela remodelação de vias de comunicação, como o arruamento que dá continuidade à Rua Camilo Castelo Branco (junto à sede da Junta de Freguesia). A Estrada de Moimenta está a ser alcatroada no troço entre a Barragem e a Santinha, em Moimenta - onde vai ser criado um miradouro, com parque de merendas e zona de lazer e parqueamento de autocaravanas. “A barragem foi uma grande obra, que ajudou a desenvolver a terra, mas também trouxe alguns dissabores, como o facto da nossa pista de pesca ter ficado inactiva durante sete anos.


Outro dos investimentos passa pela construção de novas captações de água. “Vamos criar uma nova captação de água em Cavez, no valor de 120 mil euros”, anunciou. Ao nível do saneamento básico está a ser colocada nova rede na Recta do Ribeiro do Arco, zona em que, neste momento, habita mais gente. Tudo a pensar no bem-estar das pessoas: “Vamos tentar valorizar os passeios para andar com carrinhos de bebé ou cadeiras de rodas. Isso, juntamente com o abastecimento de água e com a rede de saneamento básico, são das coisas mais importantes para as pessoas”, indicou Paulo Guerra.


Vários caminhos da freguesia foram pavimentados ou arranjados pela junta de freguesia. Retirar o amianto da Escola de Cavez e a pintura e mudança do telhado da Escola Velha de Cavez e da Escola de Moimenta são outros dos trabalhos e que a junta prevê realizar.


Estas obras são realizadas pela Câmara Municipal, em conjunto com a Junta de Freguesia e também a Iberdrola, ao acordo das compensações da barragem.


AJunta de Freguesia de Cavez tem como objectivo a realizar a breve prazo a requalificação da praia fluvial. O objectivo é melhorar o acesso aos rios de Moimenta e Cavez.


“Estamos a contar que o projecto seja apresentado este ano”, revelou Paulo Guerra. O projecto tem em conta a pista de pesca que está a ser construída junto ao rio Tâmega, numa extensão de cerca de 2,5 quilómetros e que deve ficar pronta este ano. “O nosso objectivo, daqui para a frente, é requalificar a Praia Fluvial, que é uma das partes mais bonitas da nossa freguesia e pôr a pista de pesca em funcionamento. Queremos tentar melhorar, com alguns projectos, a acessibilidade aos nossos rios”, frisou o presidente. Um desses projectos futuros, adiantou Paulo Guerra, é a criação de passadiços ao longo das margens entre as cinco pontes existentes no local. “A ideia é que fosse possível também criar um pequeno cais, para barcos de recreio, que fossem do açude da praia até ao da pista. Além disso, é importante que se possa manter a prática da canoagem e rafting, que já existe nestes locais. Quanto aos passadiços, não é preciso gastar muito dinheiro. Basta que sejam passagens em terra, com protecção e a marcação devida”.


O autarca acrescentou que “temos tido muita procura de pessoas de fora devido à beleza natural e às potencialidades da nossa freguesia. Por isso mesmo só nos interessa melhorar as condições, até para termos cada vez mais visitantes”. Junto à praia fluvial é possível apreciar a Ponte de Cavez, que é monumento nacional.

Deixa o teu comentário