Braga, segunda-feira

Celorico de Basto vai concessionar antiga estação ferroviária para apoio a ecopista

Regional

07 Maio 2021

Lusa

A Câmara de Celorico de Basto vai concessionar o direito de exploração da antiga estação ferroviária da vila para melhorar os serviços de apoio à ecopista, anunciou hoje a autarquia.

À primeira fase do concurso podem concorrer empresas da região, pretendendo-se que "sejam prestados mais e melhores serviços que sirvam os interesses dos turistas e utilizadores daquele espaço".
 

"Os privados, neste contrato de exploração, são desafiados a criar um novo conjunto de serviços que valorizem a ecopista na vertente turística, sem desvirtuar o seu propósito inicial de carácter informativo e interpretativo da sua história e da área envolvente", lê-se na informação da autarquia.
 

A antiga estação situa-se no centro da vila, junto à ecopista que aproveitou o antigo canal da linha ferroviária do Tâmega que ligava a linha do Douro, em Livração, Marco de Canaveses, a Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto.
 

O direito de concessão deverá ser pelo período de três anos e o valor base mensal de ocupação será de 500 euros.
 

Os edifícios que compõem a antiga estação apresentam, segundo a edilidade, "elevado valor arquitetónico, e são, desde a inauguração da ecopista, em 2013, a principal porta de entrada de turistas no concelho.
 

Para Joaquim Mota e Silva, presidente da autarquia, "este é um desafio que o município faz aos empresários, procurando estabelecer uma parceria operacional que valorize o património municipal, criando um conjunto de serviços de apoio à Ecopista e aos seus utilizadores".

Deixa o teu comentário