Braga, quinta-feira

Celorico quer construir a maior colecção de camélias da Europa

Regional

15 Março 2025

Libânia Pereira Libânia Pereira

A Festa Internacional das Camélias abriu ontem portas ao público. Na inauguração da 20.ª edição, Peixoto Lima revelou que o município quer “criar a maior colecção de camélias da Europa”.

Celorico de Basto é seguramente por estes dias a terra mais colorida e florida de Portugal. A 20.ª edição da Festa Internacional das Camélias abriu portas ao final da tarde de ontem numa celebração da identidade e tradição celoricense, terra que orgulhosamente se afirma como a Capital das Camélias. O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto adiantou que as expectativas para esta 20.ª edição estão altas, sublinhando que esta é “uma festa única, onde a influência das camélias se faz notar a nível cultural, artístico e gastronómico”. José Peixoto Lima revelou ainda no dia de ontem que o município está empenhado em construir “a maior colecção de camélias da Europa”.
 

A semente foi lançada há 20 anos e hoje a Festa Internacional das Camélias afirma-se como “a maior e mais bela festa de Inverno em Portugal”. Ao longo destas duas décadas, “foi desenvolvido um trabalho em prol da valorização deste património natural e cultural, num esforço que envolve toda a comunidade, e resulta hoje na atracção de milhares de pessoas”, notou o autarca celoricense. “Volvidos 20 anos, esta será a edição de maior presença internacional. Teremos dezenas de coleccionadores na exposição/concurso de camélias”, acrescentou.
 

O momento inaugural desta 20.ª edição ficou marcado pela distinção aos artistas que integram Projecto Cultural Raiz, uma iniciativa que pretende celebrar a identidade e a memória colectiva local através de intervenções artísticas no espaço público do concelho. Integrado nas festividades do 20.º aniversário da Festa Internacional das Camélias, o projecto tem como ponto de partida uma residência artística, a realizar no concelho até dia 22 de Março, que conta com a participação de quatro conceituados artistas de renome nacional e internacional: Godmess, Hazul, MrDheo e Mura.
 

A residência artística culminará na criação de quatro murais artísticos de grande impacto visual em diversos pontos do concelho, inspirados e celebrando a identidade, a história, a natureza e a cultura de Celorico de Basto.
 

“Este é um primeiro passo, de muitos outros que se irão seguir. Temos, durante estas duas semanas, uma residência artística com estes quatro artistas de reconhecido mérito, mas iremos fazer muitas mais ao longo dos próximos anos, em várias áreas como na escultura, arquitetura, ou literatura. A camélia tem esse dom de ser uma fonte de inspiração artística”, notou.
 

Em Celorico de Basto, as camélias têm tradição e história. “Os nossos jardins têm camélias centenárias que foram trabalhadas através da arte da topiária e que conferem hoje autênticas esculturas verdes que povoam os nossos jardins”, realçou o autarca, acrescentando que o objectivo do município é construir “a maior colecção de camélias da Europa”. “Este é um trabalho que exige consistência, tempo e empenho, mas estamos dispostos a fazê-lo com dedicação em nome desta marca distintiva do concelho”, disse.
 

No dia de ontem foi inaugurado o Mercado de Camélias, realizou-se Conversa 100 Floreados, na Casa da Terra, e à noite decorreu o Desfile Princesa + Rainha das Camélias, na Quinta do Prado.
 

Município assina protocolo para a criação da ‘Quinta das Camélias’
 

Celorico de Basto celebra hoje um protocolo com a Ciência Viva para criar no concelho a ‘Quinta das Camélias’, um projecto pedagógico e científico visitável pelo público. Este, que será o ponto alto da programação de hoje, afirma-se como “um importante impulso científico necessário à camélia”, considera o presidente do município, José Peixoto Lima.


Vasto e diversificado, o programa desta que é a maior festa de Inverno inclui diferentes momentos culturais centrados neste património natural. Baile das camélias, murais de camélias, mercado de camélias, desfile rainha das camélias, animação de rua, desfile temático envolvendo a comunidade local e batalha de flores são alguns dos momentos que preencherão o fim-de-semana.
 

A programação prossegue hoje com a exposição e concurso de camélias. A mostra com centenas de exemplares de diferentes tipos será inaugurada hoje pelas 15 horas.


Momento de destaque será a assinatura o protocolo com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica para a criação da ‘Quinta Ciência Viva das Camélias’ em Celorico de Basto. De acordo com o presidente José Peixoto Lima, a ideia é criar “um espaço de contacto com o conhecimento”, que reunirá condições para a conservação da biodiversidade e inovação.


O dia de hoje termina da melhor forma com o Concerto Sinfónico dos Quinta do Bill & Banda Filarmónica de Santa Tecla, a partir das 21.30 horas.

Deixa o teu comentário