23 Fevereiro 2021
Câmara mantém pretensão de construir uma Gare Intermodal, que deverá localizar-se junto à nova estação de comboios, mas vai manter em funcionamento a actual Central de Camionagem, agora denominada Centro Coordenador de Transportes de Braga.
A actual Central de Camionagem, agora denominada Centro Coordenador de Transportes de Braga (CCTB), é para manter em funcionamento mesmo quando for construída a Gare Intermodal de Transportes, projecto de que a maioria no executivo municipal de Braga não abdica.
Em Março, o Município de Braga vai assumir a gestão e exploração do CCTB, tendo o respectivo regulamento sido aprovado ontem, em reunião do executivo, com as abstenções dos vereadores do PS e da CDU.
Na ocasião, Ricardo Rio admitiu que o equipamento, onde diariamente chegam milhares de pessoas a Braga, através de autocarro, está “num estado inaceitável”.
Anunciou que, no imediato, a autarquia vai promover a qualificação de alguns espaços públicos, conferindo-lhe maior dignidade, prometendo para “médio prazo” uma segunda etapa na requalificação da Central de Camionagem, que será “uma intervenção muito mais profunda” e que envolverá também a área envolvente.
O autarca lembrou que no seu programa eleitoral consta a criação de uma Estação Intermodal de Transportes. A sua localização estava apontada para Ferreiros, no eixo entre o E.Leclerc e a Estação da CP.
Entretanto, em Outubro, foi avançado que o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 contempla a construção de uma nova linha ferroviária a ligar Porto – Valença – Vigo, um investimento de 900 milhões de euros. A ligação será feita de forma faseada, dando prioridade ao troço entre Valença e Braga, deixando esta última de ser estação terminal.
A nova estação de comboios está apontada para a zona Norte da cidade e a nova Estação Intermodal de Braga deverá localizar-se junto dela.
Estas novidades não vão, porém, fazer com que se desactive a actual Central Camionagem, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Braga reconhecendo que a sua actual localização é importante para quem diariamente se dirige para o centro da cidade.
02 Março 2021
Centro de acolhimento aos sem-abrigo de Braga acolhe 18 pessoas no âmbito da pandemia de covid-19
02 Março 2021
Deixa o teu comentário