Braga, quarta-feira

Centro de Capacitação Empresarial coloca Paredes de Coura no caminho da inovação

Regional

15 Julho 2021

Miguel Viana Miguel Viana

Incubadora de empresas tecnológicas recebeu o nome de Elevadora e foi inaugurada ontem pelo secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, nas instalações do antigo Mercado Municipal.

O Secretário de Estado do Planeamento. Ricardo Ribeiro, inaugurou ontem a ‘Elevadora’ - Centro de Capacitação Empresarial. A funcionar nas instalações do antigo Mercado Municipal. a incubadora acolhe empresas dedicadas à produção de eventos, de conteúdos e da inovação tecnológica. O investimento foi de aproximadamente um milhão de euros.

“Neste momento estão reunidas as condições necessárias para que seja um projecto de apoio às empresas locais, ou a outras que se queiram instalar em Paredes de Coura. Também é uma forma de fixar talento no território e de diversificarmos os nossos sectores de actividade, que estão muito centrados no sector automóvel e do calçado. Com as vacinas e com as empresas de tecnologia, Paredes de Coura está a dar um salto gigante no sentido de conquistar o futuro”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Vitor Paulo Pereira admitiu ainda que a Elevadora permite criar melhores condições de vida para os jovens do concelho.

A autarquia courense promete ajudar a custear as despesas iniciais de cada projecto empresarial da ‘Elevadora’, mas “o maior incentivo é o trabalho que nós fazemos junto dessas pessoas, a cooperação e o acompanhamento que nós fazemos. Isso é que é determinante”, acrescentou Vitor Paulo Pereira.

Assumindo que a forma de actuar do executivo municipal se assemelha a “uma start up política ou social que segue a inovação” o autarca courense destacou que a prioridade é “melhorar a vida das pessoas. O nosso objectivo não é fazer política. O nosso objectivo é realizar os sonhos que começam no coração e acabam nas mãos.”

O secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, ficou impressionado com a capacidade empreendedora do município de Paredes de Coura e com a visão de futuro de Vítor Paulo Pereira. “ Paredes de Coura tem um autarca que é um visionário. Fico satisfeito por perceber que todos os parceiros desta incubadora estão em linha com os grandes pilares da comissão europeia, como a transição digital, a trânsição climática, ou as áreas da saúde”, destacou o governante.

Ricardo Pinheiro recordou, no entanto, que Paredes de Coura conseguiu mais de sete milhões de investimento público para vários sectores: a variante de acesso à auto-estrada A3, as despesas relacionadas com a pandemia, a constituição de start ups e a aposta nas vacinas, através da Zendal.

Um dos ‘atractivos’ da Elevadora é a presença de uma máquina , no espaço da EPRAMI - Escola Profissional do Alto Minho, que permite aos alunos conhecer melhor o funcionamento da primeira fábrica de vacinas do país.

“ Esta parceria entre a EPRAMI e a Zendall vai permitir, ao longo do processo formativo, logo a partir do 10º de escolaridade, que os alunos tomem conhecimento de uma máquina real que é usada para produzir vacinas, para fazer as cápsulas. Isso permite à EPRAMI estar à disposição das empresas e tornar o mercado de trabalho um bocadinho mais qualificado”, explicou Jorge Braga, professor da EPRAMI.

Além da Escola Profissional, a Elevadora acolhe as empresas ‘Space Creative Tech Hub’ (das áreas da produção de eventos e das novas tecnologias) e a ‘Hybrida’, ligada à produção de conteúdos. A Elevadora - Centro de Capacitação Empresarial é composta por espaços individuais destinados ao ‘co-working’ (partilha de espaços e recursos) e ao ‘open office’. Foram criados, também, espaços de comércio e serviços e remodelada a àrea envolvente do edifício.

Deixa o teu comentário