Braga, quarta-feira

Centro de Controlo Urbano de Famalicão gere ações municipais

Regional

01 Julho 2021

Redação

Plataforma digital disponibiliza informações realizadas pelos diferentes serviços municipais, desde a proteção civil à gestão de ecopontos.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, inaugurou ontem a ‘Smart City Famalicão’. Trata-se de uma plataforma que agrega as várias ferramentas de gestão inteligente do município.


Incluida no projecto B-Smart Famalicão, a nova plataforma materializa-se num Centro de Controlo Urbano, cuja missão é processar, analisar e comparar informação recolhida através de sensores presentes na cidade e informação dos serviços municipais ou de instituições nacio-nais.


É possível, por exemplo, consultar e comparar dados sobre a sinistralidade, a Protecção Civil concelhia, intervenções camarárias nos mais diversos domínios, ou a localização exacta dos ecopontos no território municipal. O autarca de Famalicão, Paulo Cunha, falou “numa nova janela que se abre sobre Vila Nova de Famalicão, um novo modelo de abordagem concelhia com informação útil para a gestão municipal e necessária para as pessoas”. O autarca destacou, os ganhos “ao nível da transparência, participação e inovação” que a Smart City vem dar ao concelho”.


A plataforma, que foi desenvolvida em parceria com a empresa ‘NOS’, está disponivel a partir do portal do município, em www.famalicao.pt ou através da App Famalicão Your Place.


O administrador executivo da empresa, Manuel Ramalho Eanes, referiu que “a disponibilização desta nova plataforma inteligente posiciona Vila Nova de Famalicão como um município mais inovador e conectado, uma verdadeira cidade inteligente”.

Deixa o teu comentário