Braga, quarta-feira

Centro histórico sem carros ao fim-de-semana

Regional

21 Junho 2021

Redação

Rua de S. João e Praça Conselheiro Silva Torres não vão ter trânsito automóvel durante os fins-de-semana. Objetivo é devolver o centro da vila às pessoas. Obras estão em fase de conclusão.

Estão prestes a terminar as obras de remodelação do centro histórico da vila, levadas a cabo pela Câmara Municipal de Caminha. As obras, no valor de 900 mil euros, abrangeram o Largo Dr. Luís Feital Carneiro, Travessa do Tribunal, Largo dos Combatentes, Rua Ricardo Joaquim de Sousa (rua Direita), Rua de S. João, Praça Conselheiro Silva Torres e a parte poente da Avenida Manuel Xavier.


Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, considerou que “foram obras profundas, muito tempo de espera numa zona particularmente sensível e com permanente acompanhamento arqueológico. Mas só há uma forma de fazer as obras difíceis que são necessárias fazer: é fazendo!” Os trabalhos consistiram na colocação de redes de gás natural e fibra óptica, zonas de lazer e repavimentação.


A circulação automóvel ba Rua de S. João e na Praça Conselheiro Silva Torres é interditada ao fim de semana, de forma a dar mais espaço de circulação para as pessoas.


“Na fase final da obra foi muito evidente como as crianças, os turistas e a generalidade das pessoas tomaram o centro da rua e do Terreiro para si, para as suas caminhadas, para os passeios de bicicleta. A rua deve ser, sobretudo, das pessoas e todos temos que nos mentalizar que os espaços são mais bonitos a atractivos sem carros. Vamos fazer uma experiência piloto este verão e avaliar como resulta. Eu aposto todas as fichas em como as pessoas vão adorar e os comércios vão ficar a ganhar”, realçou Miguel Alves.

Deixa o teu comentário