Braga, quinta-feira

Centro Novais e Sousa abre Loja de Natal a favor do lar residencial

Regional

24 Novembro 2022

José Paulo Silva José Paulo Silva

Lar residencial é uma ‘prenda’ que o Centro Novais e Sousa persegue desde 2012. Ontem abriu uma Loja de Natal para angariação de fundos a favor da nova valência social.

O Centro D. João Novais e Sousa abriu ontem a sua Loja de Natal, iniciativa de angariação de fundos a favor do projecto de um lar residencial para adultos portadores de deficiência mental. “Precisamos muito de vender”, declarou Carina Oliveira, a directora técnica daquele centro de actividades ocupacionais, relevando que a construção do lar residencial, com projectos de arquitectura e especialidades já aprovados, orça em cerca de dois milhões de euros.

A Associação da Creche de Braga, instituição particular de solidariedade social na qual o Centro Novais e Sousa está integrado, viu recusadas candidaturas a financiamento público do lar, uma valência considerada prioritária na região.

O espaço de venda solidária do Centro Novais e Sousa está aberto até ao dia 23 de Dezembro, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e das 13h30 às 17h30, na sede da instituição, sita na Rua Dom João Cândido de Novais e Sousa (Cangosta da Palha).

Na abertura da Loja de Natal, animada com músicas e danças populares interpretadas por utentes do Centro Novais e Sousa, marcaram presença os vereadores da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda e Altino Bessa, que realizaram as primeiras compras de artigos artesanais produzidos nas oficinas da instituição.

A directora técnica do Centro Novais e Sousa destacou que todos os produtos expostos para venda são resultado do trabalhos dos utentes nas oficinas de tecelagem, bordados, carpintaria e pintura.

Passadeiras, lenços de namorados, sacos de compras e de pão, aventais, brinquedos e outras peças de madeira e figuras de farricocos fazem parte do stock da Loja de Natal do Centro Novais e Sousa, onde se podem adquirir também frascos de licor.

Depois do sucesso da Loja de Natal realizada em 2021, num espaço comercial do centro da cidade de Braga, que permitiu angariar perto de nove mil euros, os responsáveis do Centro Novais e Sousa esperam, este ano, nova resposta positiva da população bracarense que permita angariar mais alguma verba para a construção do lar residencial.

O Centro Novais e Sousa funciona como Centro de Actividades Ocupacionais para mais de seis dezenas de utentes adultos. Para além das actividades estritamente ocupacionais, proporciona actividades terapêuticas socio-culturais e de desenvolvimento pessoal e social.

Deixa o teu comentário