21 Outubro 2019
A 28.ª edição do Guimarães Jazz vai apresentar 13 concertos em 10 dias consecutivos, com uma programação defendida como "multidisciplinar", que irá "tentar alcançar" o "máximo de amplitude possível" das diferentes gerações e variantes daquele estilo musical.
Apresentado hoje, o Guimarães Jazz 2019 vai decorrer entre 07 e 16 de novembro, trazendo à cidades nomes como Charles Lloyd, que abre os encontros, Eric Harland, Joe Lovano, Antonio Sánchez, Vijay Iyer, Craig Taborn, Lina Nyberg, Rudy Royston e Andrew Rathbun, sem esquecer a "componente de formação" habitual do evento.
Os concertos vão percorrer vários palcos da cidade, tendo como particularidade que a edição deste ano foi apresentada na Associação Convívio, que assinalou hoje 58 anos, em grande parte "dedicados ao ensino e fomento do Jazz", sendo de salientar a Escola de Jazz do Convívio.
"O Guimarães Jazz continua a ser um evento marcante da agenda cultural da cidade", sublinhou na apresentação a vice-presidente da autarquia, Adelina Pinto.
A organização garante que o programa "revela um equilíbrio entre os artistas convidados, numa tentativa de alcançar o máximo de amplitude possível na representação das diferentes gerações e estilos que marcam o jazz do presente".
Segundo o diretor artístico do festival, Ivo Martins, é de destacar a presença de músicos portugueses "através de parcerias que inovam no Guimarães Jazz" e que vão ao "encontro da sensibilidade local e dos interesses dos músicos".
"O programa responde ao desafio do pensamento crítico, assente na comunicação, criatividade e colaboração", referiu ainda aquele responsável.
Os bilhetes para os concertos do Guimarães Jazz 2019 estão à venda por um custo entre cinco e 15 euros, tendo a assinatura para todos os concertos o valor de 90 euros.
Os concertos realizar-se-ão no Centro Cultural Vila Flor, onde será dado o arranque do evento, no dia 07, com o saxofonista Charles Lloyd, e no Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
A destacar o concerto com entrada gratuita (domingo, dia 10) da Big Band e Ensemble de Cordas ESMAE (da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto), dirigida por Geof Bradfield.
Caberá ao Andrew Rathbun Large Ensemble encerrar a edição número 28 do Guimarães Jazz, também no Centro Cultural Vila Flor, no dia 16.
20 Janeiro 2021
20 Janeiro 2021
Noiserv nomeado para prémio de melhor álbum europeu de música independente da IMPALA
18 Janeiro 2021
14 Janeiro 2021
14 Janeiro 2021
Concerto de Dino dSantiago com Surma marca arranque da Taça da Liga de futebol em Leiria
13 Janeiro 2021
Deixa o teu comentário