Braga, quarta-feira

Circuito com cartaz recheado para promover media arts

Regional

25 Janeiro 2023

Redação

Espectáculos, workshops crianças e adultos, formações para professores e visitas guiadas são algumas das propostas do Circuito para o primeiro semestre de 2023.

Até Julho, o Circuito, programa de serviço educativo de Braga, Cidade Criativa da UNESCO para Media Arts, propõe um conjunto de actividades que pretendem “continuar a promover o espaço de diálogo entre a comunidade, a criação e as media arts”. Espectáculos, workshops, visitas orientadas para conhecer as exposições do gnration e formações para professores, entre outras actividades, integram o programa da primeira temporada do ano.

Para ver em palco, o Circuito apresenta o filme-concerto ‘Piratas e Sereias, Ostras e Baleias’ (dia 3 de Fevereiro para escolas e 4 para público em geral) que junta o cinema de animação à música, numa criação da Space Ensemble.

Em Maio, é a vez de ‘Reinventar a Roda’ (dia 5 para escolas e 6 para o público em geral), espectáculo sobre inclusão e participação em criação musical através do improviso da voz, com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Maximinos e com direcção da Cooperativa Cultural Frenesim.

Propondo um cruzamento entre desenho, botânica e as media arts, a Escola de Desenho Inconvencional desafia os participantes a sair à rua e a aprender novas formas de representar o que vemos, ouvimos e sentimos, através de um workshop para crianças. A 27 de Maio, este workshop terá lugar no gnration e a 17 de Junho no Mosteiro de Tibães.

Para os jovens e adultos, o novo ano trará também novas formações que pretendem dotar os participantes de ferramentas, experiências e ideias em torno das media arts. O ciclo de workshops BMA lab, com base a experimentação, criação, arte e tecnologia, convida a explorar as potencialidades criativas da linguagem do software Max com Rodrigo Constanza (25 de Março) e a conhecer o trabalho de Adrian Utley (26 de Fevereiro), guitarrista de Portishead, e do reputado duo britânico de arte digital Semiconductor (27 de Maio).

Já pelo Verão, de a 10 a 14 de Julho, o Circuito Summer School, semana de oficinas dedicadas a adolescentes, regressa com workshops de introdução à realidade aumentada, desenho através de inteligência artificial ou criatividade na criação de jogos.

A Orquestra de Dispositivos Electrónicos segue para a 5.ª edição com nova direcção artística. Artista, música, investigadora turca, Ece Canl? conduzirá um ensemble informal, composto unicamente por instrumentos electrónicos, assume-se como local de encontro e partilha em torno da exploração sonora. Com ensaios a arrancar em Fevereiro e uma primeira apresentação no aniversário do gnration, a 29 de Abril, o Circuito convida os músicos amadores, residentes ou naturais de Braga, a fazerem parte desta orquestra. A inscrições estão a decorrer através do email para circuito@bragamediaarts.com.

A relação com a comunidade escolar continua a ser um dos pilares do Circuito. Para além dos espectáculos mencionados, o Circuito propõe cinema de animação com ‘De um asteróide a um domingo’, através de um conjunto de curtas-metragens seleccionadas pelo colectivo artístico Confederação. Na campo da formação pedagógica para alunos, uma nova fornada de workshop de experimentação ‘WE! Workshops de Experimentação’ propõe transformar objectos obsoletos em novos e únicos instrumentos musicais.

Já o projecto sonoro ‘Mini Mapa Sonoro’ vai partir à descoberta do património da cidade com três oficinas: no Museu dos Biscainhos, Theatro Circo e Mosteiro de Tibães. Ainda na primeira metade deste ano, o projecto expandirá a acção a outras cidades da Rede de Cidades Criativas da UNESCO para as Media Arts, possibilitando uma parceria entre alunos bracarenses e estrangeiros através de sessões online conjuntas.

Deixa o teu comentário