Braga, sexta-feira

Clubes Ciência Viva de Ponte de Lima beneficiam alunos do pré-escolar ao 3.º ciclo

Regional

08 Fevereiro 2021

Redação

Ponte de Lima é apontado como referência no Catálogo Nacional da Rede Nacional de Clubes de Ciência Viva. Investimento da autarquia chega a alunos de todas as escolas.

Todos os alunos do concelho de Ponte de Lima, desde o ensino pré-escolar ao 3.º ciclo de ensino básico, têm disponíveis meios e recursos para desenvolver os seus projectos de ciências e tecnologia e as suas capacidades de exploração e experimentação, destaca o Município, referenciado no Catálogo Nacional da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, a par da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, como parceiros em projectos executados pelos Agrupamentos de Escolas António Feijó e Freixo.

“Ponte de Lima vê na educação/ciência um recurso de importância primordial para o sucesso profissional das gerações futuras”, pelo que, “em 2009, fez a aposta na criação do primeiro espaço de Ciência Divertida no Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida, direccionado para a exploração das condições naturais de um local que se constituiu como um verdadeiro laboratório vivo”, salienta a autarquia a propósito do recente Fórum Nacional Online dos Clubes Ciência Viva na Escola.

Posteriormente, dada a necessidade de alargar a sua área de actuação, foi pensado um espaço dedicado às ciências experimentais no Centro Educativo das Lagoas, que viria a ser construído nesta escola.

A ideia da implementação dos Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima nasceu no decorrer da instalação do Espaço Ciência Divertida no Centro Educativo das Lagoas.

A experiência obtida neste espaço e a contínua manifestação de interesse por parte dos coordenadores e directores dos restantes centros educativos, constituíram mote para que o Município cumprisse com o desejo de extravasar os benefícios pedagógicos, de equipamentos desta natureza aos restantes centros educativos.

É ainda de destacar o apoio concedido ao nível dos espaços de aprendizagem personalizada: Ciência Divertida 3.0 + Educação 4.0”, no âmbito da candidatura School 4 ALL, implementados nos quatro agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima, que se têm revelado como uma mais valia no 2.º e 3.º ciclos de ensino básico, no momento actual, onde a pandemia da covid-19 obrigou a uma adaptação ao ensino à distância .

Deixa o teu comentário