Braga, quarta-feira

Concurso promove empenho ambiental

Regional

09 Julho 2021

Redação

O município promoveu mais um ano consecutivo o concurso Escola Mais Verde. O objetivo da iniciativa é incentivar os jovens a participar ativamente na vida comunitária e a desenvolver o gosto pela natureza.

Celebrou-se ontem, no claustro do edifício do Pópulo, a entrega de Prémios do concurso ‘Escola Mais Verde’.

Na celebração estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, e o vereador do pelouro do ambiente, Altino Bessa.

O Concurso é uma iniciativa do Município na área do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Alterações Climáticas.

O objectivo principal da actividade é incentivar o espírito de cidadania, de empreendedorismo e empenho ambiental de todas as crinaças e jovens envolvidos. Em conjunto com a comunidade escolar, pretende-se tornar os espaços escolares mais sustentáveis e formar cidadãos que saibam produzir hortícolas, conscientes da importância do conceito da economia circular e,dessa maneira, fazer com que estimem os espaços verdes públicos, participem activamente na vida comunitária e desenvolvam o gosto pela Natureza.

Cada entidade que se participou no projecto executou um ‘caderno diário da Escola mais Verde’.

No mesmo, devia constar um registo fotográfico de todas as actividades realizadas no âmbito da horticultura, que foram sendo desenvolvidas pelos participantes.

Depois, cada projecto foi sujeito a apreciação por parte do júri, composto por um docente convidado e dois elementos da autarquia, que elegeu as entidades vencedoras.

Os aspectos que foram avaliados passaram pela origem da água da rega, pela adequação das espécies as práticas de hortícultura biológica , a originalidade e clareza de informação.

Foram ainda valorizados os espaços que utilizaram resíduos compostos produzidos na escola, latas, embalagens de cartão complexo ou pneus.

No fim, todos os concorrentes receberam um Certificado de Participação. Quanto aos prémios, foram atribuídos três a cada escalão, dentro de cada categoria, constituídos por material didático ligado à horticultura. O 1.º prémio foi no valor de 100 euros, o 2.º de 80 e o 3.º de 60 euros.

Deixa o teu comentário