Braga, sexta-feira

Contratação de enfermeiros acelera processo de vacinação

Regional

22 Junho 2021

Redação

Câmara Municipal contratou 24 enfermeiros para aumentar a capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19, em Vale S. Cosme.

É uma resposta que vai permitir acelerar o processo de vacinação no concelho. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão contratou 24 enfermeiros para aumentar a capacidade de resposta do Centro de Vacinação Covid-19, instalado no CIIES, em Vale S. Cosme, disponibilizando às entidades de saúde um banco extraordinário de 4 mil horas em serviço de enfermagem até ao final de Julho.


A decisão responde a um pedido por parte do Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão, antevendo que a necessidade de voltar a mobilizar equipas de enfermagem para a normal actividade das várias unidades de saúde pudesse “prejudicar o desempenho no centro de vacinação e também a morosidade do processo”. Neste momento, segundo a autarquia, estão a ser ministradas uma media de 1500 vacinas por dia.
 

 Os 24 enfermeiros - que se encontravam em situação de desemprego ou com disponibilidade fora do horário laboral - foram contratados em regime de prestação de serviços. Para este efeito a autarquia recorreu à bolsa de contratação da Ordem dos Enfermeiros, criada para maximizar os esforços para a aceleração e massificação progressiva da vacinação em Portugal.


O Centro de Vacinação, instalado em Fevereiro mediante uma parceria estabelecida entre o Município e o ACES de Vila Nova de Famalicão, já administrou perto de 73 mil vacinas. A infra- -estrutura conta com o apoio de mais de duas dezenas de técnicos cedidos pela câmara municipal para acolhimento, encaminhamento e orientação dos utentes. A limpeza do espaço e a vigilância externa também estão entregues aos recursos humanos do município.

Deixa o teu comentário