Braga, sexta-feira

Correio do Minho, El Progreso e Diario de Pontevedra em intercâmbio editorial

Regional

08 Julho 2021

José Paulo Silva José Paulo Silva

Jornais diários iniciam parceria que passa por projetos editorais comuns, intercâmbios profissionais e realização de eventos que promovam a euro-região Norte de Portugal-Galiza.

Os directores dos jornais Correio do Minho,?El Progreso e Diario de Pontevedra subscreveram anteontem um protocolo de colaboração, tendo em vista o intercâmbio editorial e a promoção de projectos comuns nas áreas da Cultura e do Turismo.

O acordo foi subscrito por Paulo Monteiro (Correio do Minho), Alfonso Álvarez Riveiro ( El Progreso) e Miguel Ángel Rodriguez (Diario de Pontevedra) na gala comemorativa dos 95 anos do Correio do Minho, tendo os três responsáveis destacado a concretização de uma parceria que persegue o propósito de “uma imprensa sem fronteiras.

O director do Correio do Minho adiantou que, para além da publicação de suplementos especiais, os três jornais diários vão realizar conferências, no Minho e na Galiza, de forma alternada.

“A realização de encontros temáticos ligados ao turismo, com destaque para a gastronomia e o enoturismo, com periodicidade anual” é outro dos objectivos do protocolo de colaboração anteontem rubricado, tendo Paulo Monteiro revelado, por outro lado, o propósito de organizar um rali de carros antigos, prova que percorrerá o Norte de Portugal e a Galiza.

“Promover a eurorregião com páginas especiais” nos três jornais consta também das intenções do acordo entre o Correio do Minho, o El Progreso e o Diario de Pontevedra.

Notícias do Norte de Portugal serão publicadas nos dois diários galegos e peças jornalísticas sobre a actualidade galega serão incluídas nas edições do Correio do Minho.

É intenção também dos responsáveis dos três jornais facilitar uma “estratégia de intercâmbio” entre os dois grupos editorais ao nível dos recursos humanos, privilegiando as áreas do jornalismo, das artes gráticas e das tecnologias digitais.

“Queremos criar uma espécie de Erasmus da euro-região”, sublinhou o director do Correio do Minho, apostado num “intercâmbio sem fronteiras”, depois da publicação, no passado 4 de Julho, do suplemento ‘Turismo Sem Fronteiras’, 64 páginas com propostas de visita no Norte de Portugal e na Galiza, distribuídas pelo nosso jornal e pelos diários galegos Atlántico, La Region, Diario de Pontevedra e El Progreso.

“No domingo passado mostrámos um pouco daquilo que queremos: uma imprensa sem fronteiras”, rematou o director do Correio do Minho na gala de aniversário.
 

Deixa o teu comentário