Braga, quinta-feira

Covid-19: Adeptos admitem que não é momento ideal para testar regresso

Desporto

04 Novembro 2020

Lusa

A Associação Portuguesa de Defesa do Adepto (APDA) admite que este não é o momento ideal para prosseguir os testes piloto de regresso de espetadores aos estádios de futebol, disse hoje a presidente da organização.

Em declarações à agência Lusa, Martha Gens lembrou que tudo o que os adeptos sempre exigiram foi “coerência” nas decisões das autoridades de saúde e reforçou que “o futebol tem de seguir as mesmas regras” que outros espetáculos culturais, mas manifestou total "confiança em quem de direito para regular”.
 

“Não somos médicos, nem especialistas. A única coisa que exigimos sempre foi coerência. Face a uma situação de aumento exponencial da pandemia, se calhar, agora, não é o momento ideal [para testar o regresso dos adeptos], mas já foi”, apontou a presidente da APDA.
 

Na segunda-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou que os testes piloto para regresso do público aos estádios de futebol estão suspensos até que haja uma diminuição da curva de transmissão do novo coronavírus em Portugal.
 

"Os testes piloto correram bem, nós não estamos a interrompê-los definitivamente, só estamos a suspender", disse Graça Freitas, acrescentando: "A fase em que estamos é de apertar medidas, de maior contenção".
 

Na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas pediu a compreensão dos adeptos e elogiou o comportamento do setor, ao que a presidente da APDA lembra que “a oportunidade [de promover o regresso dos adeptos aos estádios] já existiu”, mas não foi aproveitada.
 

“A Liga de clubes tentou, no momento oportuno, mas não foi atendida. E agora, face ao aumento do número de casos, não será o momento mais indicado”, concordou Martha Gens.
 

Depois de terem sido interrompidas em março, as competições nacionais de futebol profissional foram retomadas em 03 de junho, à porta fechada, tendo os primeiros testes piloto para o regresso do público aos estádios sido feitos durante o mês de outubro.
 

Os testes piloto foram feitos em jogos da I e da II Liga portuguesa de futebol, nos encontros da seleção portuguesa frente a Espanha e Suécia, e em jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que envolveram o FC Porto, o Benfica e o Sporting de Braga.
 

Portugal contabiliza pelo menos 2.635 mortos associados à covid-19 em 149.443 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho