Braga, quinta-feira

Covid-19: Câmara da Póvoa de Lanhoso alarga prazos e disponibiliza ajuda a idosos

Regional

16 Março 2020

Lusa

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai disponibilizar à população sénior um "serviço de proximidade" para compra de bens essenciais, alargar prazos para pagamentos de faturas e "suspender" o pagamento de parcómetros, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado à Lusa, o município explica que as medidas atendem à "situação excecional imposta pela aplicação nacional de medidas de contenção para minimizar a propagação do vírus Covid-19" que prevê o isolamento social "como principal medida".
 

O serviço de entrega de bem alimentares e medicamentos, que contará com o apoio da GNR, é "destinado a todas as pessoas idosas, sobretudo a quem não tem apoio familiar", sendo que o contacto deve ser feito pelos serviços municipais disponíveis nos números 925652729, 964006582, 962077491.
 

Além daquele serviço, a autarquia decidiu alargar prazos: "Desta foi determinado o alargamento em 30 dias do prazo de pagamento da fatura da água/resíduos, bem como de outros serviços prestados e que estejam a contar prazo. Nestes casos, recomenda-se que o pagamento seja efetuado preferencialmente por multibanco", lê-se.
 

A câmara daquele distrito de Braga determinou ainda o "prolongamento em 30 dias de todos os prazos previstos nos processos de licenciamento, notificações ou execuções fiscais e "reduzir a serviços mínimos" o atendimento no Balcão Único.
 

"Estas medidas visam, acima de tudo, reduzir a concentração de pessoas, diminuindo o risco de contágio. A autarquia garantirá os serviços essenciais à população, contribuindo de igual forma para o controlo e eliminação deste problema", explica o texto.
 

A par daquelas medidas, a autarquia decidiu ainda "suspender, por tempo indeterminado, o pagamento dos parquímetros existentes em algumas ruas da vila sede de concelho".
 

"Trata-se de mais uma medida que visa contribuir para a redução do contágio por Covid-19, sobretudo junto dos utilizadores das zonas onde o estacionamento automóvel é tarifado", diz o texto.
 

A Direção-Geral da Saúde elevou hoje para 331 o número de infetados pelo novo coronavírus, mais 86 do que os contabilizados no domingo, dos quais 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos
 

Segundo a DGS, há três casos recuperados.
 

O Governo declarou na sexta-feira o estado de alerta no país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.
 

Entre várias medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas a partir de hoje, e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes.
 

A nível global, o coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.
 

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.
 

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Deixa o teu comentário