Braga, quarta-feira

Covid-19: Guimarães lança projeto para recolha e valorização de máscaras

Regional

18 Novembro 2020

Redação

A Câmara de Guimarães vai lançar um projeto de recolha de máscaras em contexto escolar e a sua valorização em novos produtos, anunciou hoje o município.

A Câmara de Guimarães vai lançar um projeto de recolha de máscaras em contexto escolar e a sua valorização em novos produtos, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município sublinha que as máscaras comunitárias e descartáveis representam “um resíduo crescente, com forte impacto nos ecossistemas, nomeadamente marinhos”, uma tendência que o novo projeto pretende contrariar.

As máscaras recolhidas estarão na origem de novos produtos feitos a base de fibras texteis ou serão valorizadas em placas poliméricas e briquetes.

O projeto, que será lançado na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (21 a 29 de novembro), prevê uma “forte campanha” de sensibilização, recolha e valorização de máscaras.

Trata-se de uma sinergia entre Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem, a empresa municipal VITRUS Ambiente, a Estrutura de Missão Guimarães 2030 e uma empresa privada, que possibilitará o lançamento de uma campanha de recolha de máscaras em contexto escolar e a sua valorização em novos produtos.

O processo de recolha será realizado nas sedes dos agrupamentos escolares, inserido no programa Ambiental Pegadas, para o qual foi desenvolvido um contentor personalizado, construído a partir de plásticos mistos reciclados.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.339.130 mortos resultantes de mais de 55,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.632 pessoas dos 236.015 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho