Braga, quinta-feira

Criptomoeda na gestão das empresas já é presente

Economia

21 Setembro 2022

José Paulo Silva José Paulo Silva

PRIMEIRA edição de ‘No Boring Talks’ juntou dezenas de gestores e quadros de empresas num debate sobre a tecnologia ‘blockchain’.

Opção “cada vez mais transversal” para a actividade das empresas e o funcionamento da economia, as aplicações do ‘blockchain’, nomeadamente nas transacções com criptomoedas, constituiram foco de debate, ontem, no Altice Forum Braga, na primeira edição de ‘No Boring Talks’, iniciativa que visa promover a discussão do estado actual da economia e tecnologia.


Na abertura da sessão, que contou com a presença de dezenas de empresários e quadros de empresas, o presidente da Associação Empresarial do Minho (AEMinho), Ricardo Costa, justificou que a temática deste primeiro ‘No Boring Talks’ “tem tudo a ver com um dos propósitos da criação” da sua instituição: apoiar os empresários no actual processo de transição digital.


“Blockchain e criptomoeda não é algo nubloso, de futuro, mas é presente e significa produtividade, rentabilidade e segurança”, alegou o presidente da AEMinho.


Ricardo Costa citou um estudo recente do índice bolsista Nasdaq que indica que, em 2040, 95% das vendas em todo o mundo serão realizadas online, razão pela qual os empresários da região devem “antecipar aquilo que será uma realidade daqui a uns anos”.


Um outro estudo, realizado pela consultora Deloitte a partir de um inquérito a 1 500 executivos de 14 países, concluiu que 55% deles já tinham aplicado dinheiro e tempo em blockchain”, adiantou o dirigente empresarial.
 

Numa sessão em que foram abordadas questões como as aplicações práticas do blockchain no mundo empresarial, tecnologia e legalidade ou o papel dos bancos na crypto, Patrícia Santos, CEO da empresa Zome, demonstrou como aque-la tecnoclogia, que fornece os meios para registar e armazenar transações em criptomoeda, pode ter muitos outros usos.


Apontou a primeira transacção de um imóvel com moeda virtual em Portugal, realizada em Maio deste ano, mas acrescentou que, “a?partir de Braga, a empresa Cachapuz está a implementar o blockchain em sistemas de pesagem em todas as empresas do grupo”.

Deixa o teu comentário