Braga, quinta-feira

Desenvolvimento Sustentável orienta acção municipal

Regional

18 Novembro 2020

Redação

Num evento dinamizado pela OCDE, Ricardo Rio defendeu que os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável orientam toda a acção do universo municipal em Braga.

Ricardo Rio considera que a situação de pandemia que actualmente se vive “veio confirmar que as estratégias que Braga tem seguido nos últimos anos estão no bom sentido e são as prioridades certas para o futuro”.


O presidente da Câmara falava no decorrer de uma iniciativa da responsabilidade da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, concretamente num painel subordinado ao tema ‘Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável como estrutura para estratégias de recuperação de longo prazo da Covid-19 em cidades e regiões’.
 

Realçando que o concelho de Braga detém um Índice de Sustentabilidade Municipal superior à média nacional, de acordo com um estudo da Universidade Católica, o autarca afirmou que o Município está “bastante focado” em efectuar progressos nesta área, motivo pelo qual elaborou um Relatório de Sustentabilidade e segue uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
 

Ricardo Rio defendeu que “o mais importante” é a capacidade que o universo municipal tem demonstrado na incorporação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em todas as áreas de actuação: “Mesmo que por vezes isso não esteja explícito, as medidas que implementamos, nas mais variadas vertentes, incorporam estes objecti- vos”, garantiu. E como exemplo citou o Objectivo 17 (parcerias para a implementação dos objectivos) “já que muito do que temos atingido deve-se ao envolvimento activo dos cidadãos e à colaboração com instituições e cidades a nível nacional e internacional para partilhar responsabilidades e alinhar objectivos estratégicos”. Essa partilha das boas práticas e das abordagens inovadoras é, segundo o edil, “a melhor maneira de dar uma reposta eficaz aos desafios que a pandemia colocou aos territórios, numa altura em que as cidades assumem responsabilidades cada vez maiores na resposta à crise”. Segundo a informação divulgada pelo Município de Braga, este evento foi moderado por Aziza Akhmouch, responsável das Cidades, Políticas Urbanas e Sustentáveis e Desenvolvimento da OCDE, e contou ainda com a participação de responsáveis de cidades holandesas, russas e japonesas.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho