03 Dezembro 2024
A Casa das Artes de Famalicão encerra o ano com a peça Anónimo não é nome de mulher
A Casa das Artes de Famalicão encerra o ano com a peça Anónimo não é nome de mulher, numa apresentação que marca o fim da circulação da peça pelo país, o espectáulo Filmus 2 que funde cinema com música e teatro ao vivo e a estreia do filme Vaiana 2, quevai levar os mais novos a acompanhar Vaiana numa viagem por mares longínquos da Oceânia.
Após ter estreado em janeiro de 2023 na Casa das Artes de Famalicão, Anónimo não é nome de mulher volta ao seu ponto de partida. No dia 7 de dezembro, às 21h30, no Grande Auditório, o público da Casa das Artes tem oportunidade para ver ou rever, pela última vez no ano, esta obra da Narrativensaio-AC criada em coprodução com a Casa das Artes de Famalicão e a SP - Escola de Teatro (Brasil). Com encenação de António Durães, texto de Mariana Correia Pinto e interpretação de Luísa Pinto e Maria Quintelas, esta peça intensa e visceral aborda o tema da opressão de regimes tiranos à liberdade das mulheres que forçaram o seu internamento em hospícios para as "curarem". Dadas como loucas por desafiarem as normas, eram presas, torturadas, esquecidas. Milhares morreram. Partindo dessas vidas reais, Anónimo não é nome de mulher resgata histórias silenciadas e confronta-nos com resquícios de um tempo não muito longínquo. Na tarde de 7 de dezembro, às 17h30, será ainda apresentado o teaser do documentário Eu queria ser tudo, de Luísa Pinto, incluindo uma conversa em torno do projeto, também na relação com a peça Anónimo Não é Nome de Mulher.
A 12 e 13 de dezembro, às 10h30 e 14h30 (para escolas), a ACERT apresenta Filmus 2, um espectáculo que funde a imagem em movimento com o universo televisivo, através de música interpretada ao vivo com uma componente teatral. A mistura do filme com a realidade cria uma visão narrativa à volta de memórias que estavam no baú do esquecimento e que só quem assistir levará consigo. No seguimento do sucesso
do espetáculo estreado em 2010, Filmus2 mantém o mesmo conceito de fusão da imagem gravada, em muitos momentos realizada especificamente para o espetáculo, com todos os sons executados ao vivo e ainda com mais interação teatral com as imagens e inovações que tornarão o espetáculo inesquecível.
Destaque ainda para a estreia em Famalicão do filme que está a fazer furor entre o público mais jovem nesta época natalícia de 2024: o esperado Vaiana 2, de Dave Derrick Jr. Vai ocupar o Grande Auditório da Casa das Artes de Famalicão no sábado 14 e na sexta 20 de dezembro (14 de dezembro, às 15h00 e às 17h30, 20 de dezembro às 10h30 e às 14h30). O épico musical de animação da Disney, Vaiana 2, reúne Vaiana e Maui três anos mais tarde para uma nova e expansiva viagem ao lado de uma tripulação de marinheiros improváveis. Depois de receber uma chamada inesperada dos seus antepassados, Vaiana tem de viajar para os mares longínquos da Oceânia e para as águas perigosas e há muito perdidas, numa aventura diferente de tudo o que alguma vez enfrentou.
22 Janeiro 2025
Linda Martini editam esta semana "Passa-Montanhas", primeiro álbum com a nova formação
22 Janeiro 2025
PAREDES DE COURA: Margarida Vila-Nova, Marta Lima e Benjamim no centro cultural em fevereiro
19 Janeiro 2025
“A Invenção do Amor" regressa às livrarias nos cem anos do poeta cabo-verdiano Daniel Filipe
18 Janeiro 2025
Deixa o teu comentário