20 Agosto 2019
Museu de Imagem e PAVAC - Passos Audiovisuais, Associação Cultural promoveram ontem Workshop de Pinhole para assinalar o Dia Mundial da Fotografia. Participantes aprendem a construir a mais básica das câmaras fotográficas estenopeicas.
Após uma primeira iniciativa conjunta realizada no Dia Mundial dos Museus, a PAVAC - Passos Audiovisuais, Associação Cultural e o Museu da Imagem voltaram a juntar-se para assinalar o Dia Mundial da Fotografia, que se assinalou ontem.
Tendo como alvo o público infanto-juvenil, a iniciativa decorreu no Museu da Imagem e constou num Workshop de Pinhole em que os participantes captaram imagens a partir de câmaras construídas com materiais do quotidiano.
“No primeiro workshop, promovido no âmbito do Dia Mundial dos Museus, exploramos o arquivo do Museu da Imagem através da realização de um Workshop de Cianotipia. Desta vez, optamos por ir até à origem da fotografia”, explicou Adriano Ferreira Borges, o formador e membro da PAVAC, recordando que foi a 19 de Agosto, do ano de 1939, que o Governo francês adquiriu e disponibilizou livremente a patente do primeiro método fotográfico que posteriormente foi adoptado por todo o mundo: o Danguerreótipo.
Assim os participantes no workshop foram desafiados a construir a sua câmara com materiais do dia-a-dia, captar imagens e revelá-las numa emblemática sala escura.
Adriano Ferreira Borges mostra-se satisfeito pela parceria com o Museu da Imagem, tutelado pelo pelouro da Cultura do Município de Braga, realçando que este tipo de iniciativas servem não só para divulgar a PAVAC, mas, e o mais importante, para ir ao encontro de um dos objectivos desta associação que visa formar jovens e adultos nas variadas vertentes da produção audiovisual.
Pedro Alpoim, director do Museu da Imagem, também se mostra satisfeito com a parceria que tem dado origem a estes workshops, realçando que o Museu da Imagem se abre à comunidade também com estas acções.
“Acredito que por parte do Município, que é quem tutela este equipamento, há todo o interesse em promover e manter este tipo de iniciativas”.
Adriano Ferreira Borges revelou que a PAVAC gostaria de integrar o Serviço Educativo Integrado que o Município de Braga desenvolve para as actividades que desenvolve a nível extracurricular no parque escolar concelhio.
Adriano Ferreira Borges recorda que a PAVC também participou na edição de 2018 dos Encontros da Imagens, dinamizando cinco actividades que exploram os fenómenos químicos e físicos envolvidos no processo fotográfico, na Casa dos Crivos.
Essas mesmas actividades foram também desenvolvidas posteriormente na Escola EB1 de Cabreiros, com a turma do 4.º ano.
“No fundo são cinco actividades que fazem o apanhado dos principais processos envolvidos no registo fotográfico”, rematou o formador/Monitor da associação PAVAC.
24 Janeiro 2021
23 Janeiro 2021
20 Janeiro 2021
20 Janeiro 2021
Noiserv nomeado para prémio de melhor álbum europeu de música independente da IMPALA
18 Janeiro 2021
Deixa o teu comentário