Braga, segunda-feira

Digitalização impulsiona projectos culturais

Regional

11 Dezembro 2020

Redação

Braga - cidade criativa da UNESCO para as Media Arts e cidades parceiras - inauguraram, ontem, a galeria virtual de arte da iniciativa City to City.

É com o objectivo de mostrar como a arte e a tecnologia andam de ‘mãos dadas’ que dez artistas de nove Cidades Criativas da UNESCO em Media Arts juntaram esforços e criatividade para desenvolver em conjunto projectos que reflectem sobre a ‘Responsabilidade Humana’. As peças artísticas foram inauguradas, ontem, na galeria virtual da iniciativa ‘City to City - Human Responsibility’.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga - uma das nove cidades criativas da UNESCO para as Media Arts - participou no momento de inauguração da galeria virtual, destacando a “grande qualidade” das obras artísticas apresentadas pelos artistas que responderam e foram seleccionados para este desafio.

“Esta iniciativa ‘City to City’ é uma evidência de que cidades que integram este cluster de Media Arts estão, de facto, comprometidas com a criatividade e com o espírito de colaboração que é tão valioso, sobretudo, neste contexto pandémico de Covid-19 que vivemos”, sublinhou o autarca bracarense, apontando para a importância crescente do “valor cultural” enquanto “dimensão crucial para o desenvolvimento das nossos territórios”.

“Esta iniciativa é também a demonstração de que acreditamos que há uma ‘combinação perfeita’ entre cultura e tecnologia. A digitalização que vivemos nas nossas sociedades pode ter um papel importante no desenvolvimento de projectos culturais, por isso, penso que os resultados finais dos projectos apresentados nesta galeria vão surpreender”.

O presidente da Câmara de Braga fez questão de parabenizar todos os artistas envolvidos nesta iniciativa, bem como as cidades criativas da UNESCO, garantindo que existe um grande empenho no desenvolvimento de novos projectos num futuro próximo e desejando que o cluster das Media Arts continue a mostrar que “é estando juntos que vamos valorizar ainda mais esta dimensão em prol do desenvolvimento dos nossos territórios”.

‘Limbo’ é o nome do projecto artístico desenvolvido por João Carlos Pinto - o artista que representou nesta iniciativa a cidade de Braga, no qual trabalhou com a artista Sarah Degenhardt, da cidade de Karlsruhe. Este é um dos projectos que pode ser visitado na galeria virtual da ‘City to City’, juntamente com mais quatro obras artísticas que resultaram da colaboração de artistas. Ao todo participaram dez artistas das cidades criativas de Austin (Estados Unidos), Braga (Portugal), Cali (Colômbia), Changsha (China), Guadalajara (México), Karlsruhe (Alemanha), Kosice (Eslováquia), Sapporo (Japão) e York (Reino Unido).

Deixa o teu comentário