11 Março 2025
Visando chegar a cinco escolas e impactar cerca de 125 alunos, o dstgroup está a apoiar, com 37.500 euros, mais uma iniciativa cultural pioneira, desta vez com a Comédias do Minho.
O dstgroup está a apoiar com 37.500 euros, em três anos, mais uma iniciativa cultural pioneira, desta vez da Comédias do Minho. Em parceria, as duas entidades vão lançar o ‘Curso Alargado Sem Interesse Nenhum’, dirigido a jovens do interior do Minho que frequentem o 10.º, 11.º e 12.º anos.
Com o objectivo de chegar a cinco escolas e impactar cerca de 125 alunos, o projecto pedagógico propõe desenhar um programa alargado de formação com o intuito de desenvolver e construir pensamento crítico, a partir da experiência coletiva e colaborativa, em regime de continuidade, durante o período letivo, em contexto escolar.
Com diferentes fases formativas, sempre acompanhadas e orientadas por profissionais de diversas áreas criativas, este projeto contribui para a construção de pensamento através da escrita, filosofia, dramaturgia, mediação e expressão dramática.
“A Companhia de Teatro Comédias do Minho continua a mudar e a inventar vidas nos palcos da pólis dos cinco municípios do Alto Minho. É verdadeiramente extraordinário podermos participar neste movimento educacional que a companhia de teatro realiza, com o teatro como ferramenta, nos jovens destes municípios. Há, em nós, uma profunda esperança de que tudo pode ser outra coisa quando os caminhos da educação se fazem por estas jeiras”, esclarece José Teixeira, presidente do dstgroup.
“O apoio do dstgroup ao projeto ‘Curso Alargado Sem Interesse Nenhum’ foi fundamental para garantirmos a sua realização, uma vez que foi uma ideia forjada extra programa anual e para o qual não existia financiamento. Ver para além do óbvio é das coisas mais difíceis e corajosas e, por isso, congratulamo-nos por esta parceria que desafia o imediato e que pretende durante três anos e em cinco escolas secundárias, que 125 alunos descubram que o nome do projeto está afinal, errado”, destaca Fátima Alçada, directora artística da Comédias do Minho.
Como forma de destacar o papel do dstgroup, a Comédias do Minho organiza três palestras no campus do grupo, em Braga. A primeira sessão decorreu em janeiro e contou com a presença de Albano Jerónimo que falou da sua experiência na série portuguesa da Netflix, “Rabo de Peixe”. As próximas, em datas ainda a anunciar, contarão com a presença de José Maria Vieira Mendes e Afonso Cruz.
15 Março 2025
Deixa o teu comentário