Braga, quarta-feira

Eco-Escola de referência celebrou Dia do Agrupamento com Acção Climática

Regional

05 Junho 2021

José Paulo Silva José Paulo Silva

EB 2,3 de Celeirós assinalou ontem o Dia da Acção Climática e o Dia do Agrupamento. Estabelecimento de ensino marca posição na promoção de práticas ambientalmente sustentáveis.

Eco-Escola de referência no concelho de Braga, a EB2,3 de Celeirós concentrou ontem as celebrações do Dia do Agrupamento de que é sede e do Dia da Acção Climática, com um vasto programa de iniciativas, entre as quais a inauguração de uma horta comunitária e a conferência ‘Three4Climate’.

O vereador do Ambiente da Câmara Municipal, Altino Bessa, marcou presença na inauguração da horta daquele estabelecimento de ensino do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, relevando o trabalho de “uma Eco-Escola exemplar”, que já ostenta este título desde o ano de 2002.

A associação do Dia do Agrupamento de Escolas de Celeirós ao Dia da Acção Climática foi assinalado ontem com um conjunto de outras iniciativas como uma conferência com activistas da greve climática, a pintura de sarjetas ‘O mar começa aqui’, exibição de filmes sobre alterações climáticas, a gincana BTT ‘Pedalar para a Sustentabilidade’, workshops sobre confecção de sabão e pão de bolota e a exposição ‘Será Braga uma cidade sustentável?”.

Na iniciativa ‘Degustar com os livros: a Natureza na mesa’, alunos do 3.ºciclo da EB 2,3 de Celeirós reflectiram e apresentaram propostas para a melhoria do Ambiente.

A directora do Agrupamento de Escolas de Celeirós, Célia Simões, declarou ao Correio do Minho que “o ambiente e a sustentabilidade são uma aposta” desta comunidade educativa, este ano lectivo reforçada “com adesão ao projecto internacionais” ‘Three4Climate’ com parceiros na Alemanha e Estónia.

A EB2,3 de Celeirós é um dos 21 estabelecimentos do concelho de Braga que ostenta a bandeira de Eco-Escola atrbuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, mas, segundo o vereador Altino Bessa, revela uma dinâmica acima da média no que diz respeito ao desenvolvimento de projectos na área ambiental, com muitos docentes envolvidos nesta temática, o que a levou a ser escolhida como representante do Município de Braga no ‘Three4Climate’, projecto da Iniciativa Europeia para o Clima (EUKI), cujo principal objectivo é promover a cooperação climática na União Europeia, a fim de mitigar as emissões de gases de efeito estufa.

A inauguração da horta comunitária, cuja gestão envolve a Associação de Pais da EB 2,3 de Celeirós, é apenas um dos projectos ambientais em que este estabelecimento de ensino está envolvido.

No âmbito do Orçamento Participativo do Município de Braga, a Escola EB2,3 de Celeirós implementou o projecto ‘Pedalar para a Sustentabilidade’, através do qual cede bicicletas para os alunos que queiram utilizar este meio de transporte.

Deixa o teu comentário