Braga, terça-feira

Ecovia do Parque das Caldas foi prolongada

Regional

30 Agosto 2020

Redação

Autarquia investiu cerca de 120 mil euros no prolongamento da Ecopistado Rio Minho, de modo a dar continuidade ao passadiço do Parque das Caldas.

Cerca de 120 mil euros foi quanto a Câmara Municipal de Monção investiu no prolongamento da Ecopista do Rio Minho. Os trabalhos permitiram prolongar o passadiço de madeira do Parque das Caldas até Troviscoso.


A autarquia monçanense garante que foi evitado o “corte de vegetação autóctone, de forma a permitir um trajecto seguro sem impacto negativo no solo e na paisagem” e que “a ecovia foi idealizada num contexto de adaptação à topografia original, incidindo em carreiros e caminhos já existentes”.


Pouco depois do inicio da Ecopista, junto a uma pesqueira recuperada, foi construído um passadiço elevado em madeira com, aproximadamente, 55 metros de extensão. Mais à frente, a ponte de betão armado deu lugar a uma nova ponte em madeira.
 

 À chegada, um parque de merendas com mesas e bancos. “Uma área convidativa para descansar as pernas, saciar a sede e retemperar o estômago. Ganhar ânimo para o regresso ao ponto de partida. Um dia, já não falta muito, vai poder-se continuar. Mais 3 quilómetros, até à freguesia da Bela” admite a edilidade de Monção.


A ecovia liga o Parque das Caldas ao Posto Aquícola. na freguesia de Troviscoso, “um percurso ecológico de pouco mais de um quilómetro com um cenário deslumbrante sobre o rio Minho e a margem galega, sentindo-se, a cada passo, o aprazível e tranquilizador cantar dos pássaros”, destacou o município monçanense.


O trajecto também está carregado de simbolismo histórico, já que alguns dos troços eram “utilizados na passagem ilegal de mercadorias de um lado para o outro da fronteira. Passaram décadas desde essa altura. Chamavam-lhe contrabando. Trouxe comida e lágrimas a muitas famílias. Ainda se recorda quem pereceu nas águas do rio Minho”, indica uma nota da Câmara Municipal de Monção.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho