Braga, segunda-feira

Empresa de Famalicão inventou tingimento têxtil à base de desperdícios orgânicos

Regional

05 Fevereiro 2020

Lusa

Uma empresa de Famalicão desenvolveu um sistema de tingimento natural para têxteis, feito à base de desperdícios orgânicos, como casca de cebola e folha de eucalipto, sem recurso a produtos químicos, anunciou hoje o município.

Em comunicado, a Câmara de Famalicãoo refere que outros materiais orgânicos utilizados são café usado, rubia e restos de madeira e sementes.
 

Em causa está a empresa Minority Denim e o sistema de tingimento BioTint.
 

“É um processo inovador, que reduz significativamente o impacto ambiental e que espelha a tendência crescente de aliar a moda e a sustentabilidade”, sublinha o comunicado.
 

O BioTint começou a ser desenvolvido há três anos e está no mercado desde o início deste ano.
 

“O feedback está a ser muito positivo porque este projeto vai muito mais além da questão da sustentabilidade. São resíduos que à partida não teriam valor acrescentado na economia e nós voltamos a dar uma segunda vida a estas matérias-primas no tingimento das peças”, refere o CEO da Minority Denim, Diogo Aguiar, citado no comunicado.
 

O BioTint foi totalmente concebido pela empresa de Famalicão no seu laboratório de desenvolvimento na área têxtil.
 

A recolha dos materiais orgânicos é garantida pela Minority Denim, que assegura também, dentro de portas, todas as fases de produção.
 

“Estamos neste momento a desenvolver equipamento para podermos aumentar a nossa capacidade”, adianta Diogo Aguiar.
 

Com o BioTint, a empresa conseguiu já obter uma paleta de nove cores para tingimento natural.
 

Rosa, laranja e amarelo são algumas das cores testadas e, neste momento, estão em desenvolvimento cinco novas cores.
 

A empresa espera conquistar clientes que partilhem dos mesmos ideais de sustentabilidade e de economia circular e que demonstrem interesse naquele produto específico.
 

“Tentaremos trabalhar com clientes de diferentes áreas de produto, para que o interesse não se esgote facilmente. Acreditamos que o mercado como cliente final será maioritariamente internacional, mas os nossos clientes poderão muito bem ser produtores nacionais. Contudo, tentaremos estar muito ligados às marcas que o utilizem para podermos passar o máximo de informação possível para potenciar a comunicação e a acreditação”, acrescentou.
 

Com três colaboradores, a Minority Denim está instalada no Parque Industrial de Avidos, Vila Nova de Famalicão, onde em abril de 2019 inaugurou novas instalações, com o apoio do programa municipal Famalicão Made IN.

Deixa o teu comentário