Braga, quarta-feira

Enoturismo oferece sabores com história em Guimarães

Regional

06 Junho 2021

Patricia Sousa

De mãos dadas com a história, o património, a cultura, a gastronomia e as gentes hospitaleiras, Guimarães tem também outros segredos bem guardados. As quintas de enoturismo conduzem a um destino de excelência que oferece sabores com história.

Se falarmos de história, património, cultura, gente hospitaleira e boa gastronomia associamos de imediato a Guimarães. Mas aqui também não falta o vinho verde de excelência para fazer um brinde numa visita ou estadia pelo berço de Portugal.

Tal como a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, defende “a partilha de saberes e sabores tradicionais, a sustentabilidade ambiental e o facto de constituir uma oferta disseminada pelo território, não massificada e que escapa à típica sazonalidade, fazem do enoturismo uma das experiências que, em Guimarães, mais procuramos promover e valorizar”.

A quantidade e diversidade de oferta no âmbito do enoturismo de Guimarães tem vindo a aumentar, reforçando assim a proximidade das quintas que possibilitam ao viajante conhecer espaços maravilhosos numa rota com vinhos endógenos.

Guimarães gerou um ecossistema extraordinário que possibilita a quem viaja passar uns dias no campo, tendo também a possibilidade de em poucos minutos ter toda a diversidade de uma cidade culturalmente muito activa.

Como cidade de excelência no património, cultura e enoturismo associado sempre à sustentabilidade e bem-estar, Guimarães tem muito para oferecer. A rota das quintas de enoturismo (experiência vínica e gastronómica), os percursos pedestres, as termas, a arqueologia, os desportos de aventura, os concertos ou o teatro.

Na cidade-berço de Portugal não faltam bons motivos para sentir, cheirar, ver, ouvir, tocar e, claro, saborear. Não estivesse a arte de bem cozinhar e de bem comer associada a esta região com receitas tradicionais e doçaria típica vimaranense. Mas o vinho verde de excelência tem sempre um lugar especial em todos os momentos de convívio e em Guimarães são mil e uma as ofertas de qualidade, todas elas misturando a tradição e a modernidade com muito amor.

Deixa o teu comentário