Braga, quarta-feira

Escuteiros da Sé vencem Cascata Sanjoanina

Regional

21 Junho 2021

Patricia Sousa

Vencedores foram conhecidos durante a Gala Sanjoanina, que decorreu no sábado à noite no Theatro Circo e que teve a atuação de Ana Bacalhau.

A Cascata Sanjoanina do Agrupamento de Escuteiros da Sé foi a vencedora do concurso deste ano. No ano de retoma da tradição, que volta à escadaria do Braga Parque depois da pausa forçada devido à Covid-19, foram cinco os premiados, conhecidos durante a Gala Sanjoanina, que decorreu no passado sábado à noite no Theatro Circo. “Já participámos no concurso nos últimos anos e este ano foi o reconhecimento do nosso trabalho”, confirmou o chefe do Agrupamento n.º 1 - Sé do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Paulo Silva.


O São João está de braços abertos junto ao Arco da Porta Nova a receber quem vem à Festa de São João de Braga. Mas como estamos em tempos de pandemia, a rua principal da cidade está deserta e os escuteiros decidiram colocar nas laterais das casas fotografias dos vários momentos das festas da cidade. “Esta é uma forma das pessoas, que estão em casa, recordar o que é a festa, uma vez que não podemos festejar na rua e assim cada um em sua casa está a lembrar o que é o São João”, explicou Paulo Silva, reforçando aqui a saudade das festas da cidade.


A participação neste concurso permite “o envolvimento dos mais novos e o conhecimento das festas e tradições da cidade, bem como o trabalhar a vertente mais lúdica e técnica, já que exige muito trabalho manual”, justificou o chefe de agrupamento.


Mas em tempos de pandemia, a Cascata Sanjoanina do agrupamento foi feita quase só pelos dirigentes. “Foi mês e meio a trabalhar na construção da cascata, em média três horas por dia”, contou o dirigente.


Com o primeiro lugar entregue ao Agrupamento de Escuteiros da Sé, o segundo foi atribuído à Associação Socioprofissional dos Bombeiros Sapadores de Braga, tendo o terceiro lugar sido entregue à Jovemcoop, vencedora da edição anterior das cascatas. Também o quarto e quinto lugar contam nesta edição com a atribuição de prémios. Os Bravos da Boa Luz conquistaram o quarto lugar e a Delegação de Braga da Cruz Vermelha foi o último dos premiados.


Os jurados atribuíram ainda menções honrosas ao Centro de Solidariedade de Braga/Projecto Homem e à Associação Solidariedade Cultural Recreativa Maxiseci.


As cascatas sanjoaninas estarão disponíveis para visita até ao próximo dia 24 de Junho, na escadaria central do Braga Parque.


A Gala Sanjoanina voltou ao Theatro Circo para homenagear entidades, figuras e associações ligadas ao São João de Braga. Esta edição ficou marcada pela presença da cantora Ana Bacalhau, que encerrou o evento, com as sonoridades tradicionais.

Deixa o teu comentário