Braga,

Espanhola Atrys Health compra portuguesa Lenitudes por 17 milhões de euros

Economia

10 Novembro 2020

Lusa

A espanhola Atrys Health, que atua na área do diagnóstico e tratamento médico, comprou a portuguesa Lenitudes, da área de saúde e serviços médicos, por 17 milhões de euros, segundo informação prestada pela empresa e pelo mercado BME.

Em comunicado, o grupo espanhol indicou que tinha chegado a acordo com “com a empresa espanhola de capital de investimento MCH Private Equity (“MCH”) para a compra do grupo português Lenitudes, que opera no setor da saúde e serviços médicos”.
 

Por sua vez, a BME, um mercado onde estão cotadas pequenas e médias empresas espanholas, indicou que a operação está avaliada em 17 milhões de euros.
 

“O grupo Lenitudes oferece uma gama completa de serviços em radiodiagnóstico, medicina nuclear, radioterapia, quimioterapia e outros serviços de oncologia clínica”, indicou a o grupo espanhol, por sua vez, detalhando que “a operação envolve a incorporação da MCH, um dos maiores grupos privados de capital de investimento de Espanha, como um dos acionistas de referência da Atrys”.
 

“Com esta aquisição, a Atrys iniciará a sua expansão europeia com a entrada em Portugal, que será o seu segundo mercado no continente. A compra da Lenitudes ampliará também a sua presença nos mercados de língua portuguesa, uma vez que em agosto já tinha adquirido a empresa brasileira AxisMed”, lê-se na mesma nota.
 

O comunicado divulgado pela BME aponta também para estimativas de que em 2021 a Lenitudes irá contribuir com 16 milhões de euros para o volume de negócios consolidado da Atrys e que o processo de integração das duas empresas deverá estar concluído no primeiro trimestre do próximo ano.
 

A Lenitudes conta com cinco centros de oncologia e radioterapia, em Portugal. “A unidade principal é um centro de elevado valor acrescentado e tratamento integral de doenças oncológicas, um 'site' de referência em Portugal e na Europa, localizado em Santa Maria da Feira”, revelou o grupo espanhol.
 

Além disso, a empresa portuguesa é composta “por um centro de medicina molecular em Braga, um centro de diagnóstico por imagem e gastroenterologia no Porto, um centro de medicina molecular no Porto e um centro de radioterapia em Évora. Nas suas clínicas, a Lenitudes realizou em 2019 mais de 100.000 atos médicos, incluindo 15.000 exames de medicina nuclear, 30.000 atos médicos de radioterapia e 50.000 atos de diagnóstico por imagem”, de acordo com o comunicado da Atrys.
 

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho