Braga, quinta-feira

Esposende aprova relatório de gestão de 2019 com diminuição da dívida em 1ME

Regional

23 Abril 2020

Redação

O executivo municipal de Esposende aprovou hoje por maioria, com a abstenção da coligação Juntos Pela Nossa Terra, o relatório de gestão de 2019, que aponta para uma diminuição da dívida em quase um milhão de euros.

O executivo municipal de Esposende aprovou hoje por maioria, com a abstenção da coligação Juntos Pela Nossa Terra, o relatório de gestão de 2019, que aponta para uma diminuição da dívida em quase um milhão de euros.

Num texto divulgado pela autarquia, aquele município do distrito de Braga, liderado por Benjamim Pereira (PSD), destaca que a execução do Plano Plurianual de Investimentos fixou-se em 5.298.218 euros, "mantendo a tendência implementada nos últimos anos, de forte investimento, traduzida no elevado número de projetos, concursos e obras em desenvolvimento por todo o concelho, assistindo-se a um investimento direto no território, sem hipotecar a sustentabilidade financeira do município".

A autarquia atingiu em 2019 um "resultado líquido do exercício de 2.683.169,98 euros, 104% superior ao alcançado no ano de 2018"e, lê-se, "conseguiu, ainda, baixar a sua dívida em 951.356,15 euros, a qual se situava, no final do ano, em 7.206.997,88 euros".

Quanto à capacidade de endividamento, a autarquia destaca que com uma "margem positiva de 18.843.880 euros da dívida total" e que poupou três milhões de euros em custos com o pessoal, "ao nível do trabalho extraordinário, e dos custos com a aquisição de bens e serviços, designadamente com as avenças".

O Relatório de Gestão aprovado atesta ainda "um saldo de gerência de 3.709.933,52 euros, montante que somado ao valor do orçamento previsto para 2020 e ao empréstimo de médio e longo prazo já contratado de 2.095.000,00 euros, configura uma disponibilidade financeira total muito próxima dos 34,5 milhões de euros".

A autarquia não deixa, no entanto, de apontar o dedo ao Estado Central: "Não obstante a excelência da disponibilidade financeira total, não podemos deixar de fazer referência à redução das transferências da Administração Central".

O relatório, segundo a autarquia, "mostra níveis de execução bastante elevados, alcançando 95% no orçamento da receita, 82% no orçamento da despesa e 78% no Plano Plurianual de Investimentos", sendo que o prazo médio de pagamentos a fornecedores situou-se nos 14 dias.

"Prosseguimos, assim, o projeto sustentado que definimos para o concelho e que, com empenho e trabalho temos vindo a concretizar. Olhando para o território como um todo e respondendo aos anseios das populações, temos conseguido agregar vontade e dedicação de todos", refere no texto o Benjamim Pereira.

Deixa o teu comentário