24 Janeiro 2023
O Museu dos Biscainhos tem patente ao público a exposição ‘Educação com gente dentro’. Numa organização do Município de Braga, esta é uma mostra de trabalhos artísticos desenvolvidos no projecto incluIR+ Férias de Natal e no Programa Municipal de Enriquecimento Curricular.
Esta iniciativa decorre no âmbito da celebração do Dia Internacional da Educação e tem como objectivo sensibilizar a sociedade civil para o direito à Educação, consagrado no artigo 26º. da ‘Declaração Universal dos Direitos Humanos’ e na ‘Convenção sobre os Direitos da Criança’.
Por outro lado, a exposição, patente até 7 de Fevereiro, procura sublinhar o papel da Educação enquanto meio para fomentar o exercício da cidadania através da arte, contribuindo, assim, para um desenvolvimento social mais equitativo.
Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, marcou presença na inauguração da exposição e destacou a mais-valia da vertente artística no fomento da cidadania e na prática da inclusão. “Esta mostra carrega a essência de educar cidadãos. Este círculo de transmissão do conhecimento resulta numa mescla de actividades e trabalhos realizados dentro e fora do espaço escola e que merecem ser vistos por toda a comunidade, uma vez que consideramos que a arte deve estar incluída na prática educativa e incidindo no estímulo à criatividade, na inclusão e participação comunitária”, referiu.
Os trabalhos expostos foram elaborados com supervisão artística e técnica de professores da Cooperativa de Ensino Artístico - CEA. A esta exposição junta-se a ilustração ‘Braga, Cidade Aberta’ que foi realizada por crianças e adultos no Dia Internacional da Cidade Educadora, na Quinta Pedagógica.
Segundo a vereadora, o Plano Nacional das Artes, é a prova de que a escola deve estar aberta à partilha e criatividade artística no sentido de, a partir das várias sinergias e trabalhos artísticos, se possa abraçar a cidadania e envolver toda a comunidade educativa na arte de fazer e criar. “A inclusão tem de passar, inevitavelmente, pela envolvência de todos. É com muita honra e orgulho que inauguramos uma exposição onde os trabalhos foram todos desenvolvidos por alunos e alunas que integram projectos desenvolvidos pelo Município nas escolas do Concelho. Esta é uma forma de mostrar um pouco do enormíssimo trabalho que é feito nas nossas escolas por directores de agrupamento, professores, associações parceiras e pessoal não docente”, explicou Carla Sepúlveda, sublinhando que os trabalhos expostos espelham o espírito de toda uma comunidade educativa, numa cidade que “humaniza o espaço educativo”.
07 Fevereiro 2023
Município de Barcelos promove aulas de exercício físico para a pessoas com mais de 65 anos
07 Fevereiro 2023
07 Fevereiro 2023
Homem de 71 anos morre em acidente com motocultivador em Ponte de Lima
07 Fevereiro 2023
Livro de jovem Ucraniana vai ser apresentado em Ponte da Barca
07 Fevereiro 2023
Hospital de Famalicão ganha novo acesso e parque de estacionamento
07 Fevereiro 2023
07 Fevereiro 2023
‘Descentrar’ leva eventos culturais a 16 Freguesias do Concelho
07 Fevereiro 2023
Deixa o teu comentário