Braga, sexta-feira

Fafe desenvolve programa para cuidadores informais

Regional

25 Dezembro 2019

Redação

Em Janeiro, o Município de Fafe vai promover uma nova edição do Programa Bem me Cuido, Bem te Cuido, um programa para cuidadores informais.

Município de Fafe vai promover, em Janeiro do próximo ano, a nova edição do Programa ‘Bem me Cuido, Bem te Cuido’.

Criado em 2015, o programa dirigia-se para Cuidadores Informais, tendo como objectivo cuidar daqueles que cuidam, respondendo a um conjunto de necessidades físicas, psicológicas e sociais.

Na altura, o programa pretendia abranger várias áreas de acção, desenvolvendo numa primeira fase a capacitação técnica, com o apoio das CASTIIS (entidade responsável pela capacitação no Programa Psicoeducativo ‘Cuidar de Quem Cuida’ e implementação das várias acções junto dos cuidadores informais), para a implementação dos Programas Psicoeducativos para Cuidadores Informais de pessoas com Alzheimer.

Em 2020, o Município de Fafe reactiva esta resposta, em articulação com a CIM do AVE, com  CASTIIS e com as instituições do concelho, nomeadamente: ACES do Alto Ave, CSP de Antime, CSP de Medelo, ACSS de Regadas, ACR Travassós, Delegação de Fafe da Cruz Vermelha e Santa Casa da Misericórdia. 

“Assim após capacitação técnica, em Janeiro estarão reunidas as condições para desenvolver o 1.º Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais de Pessoas com Demência, estando também previstas acções relacionadas com a criação de Grupos de Ajuda Mútua, Respostas de intervenção Individual e o Gabinete de Apoio ao Cuidador”, refere a autarquia em comunicado. Os cuidadores informais interessados em frequentar estes grupos poderão formalizar a sua inscrição através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponível no site do Município de Fafe, devendo, depois, ser enviadas para o e-mail ssocial.instituicoes@cm-fafe.pt ou entregues no Serviço Social da Câmara de Fafe.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho