17 Fevereiro 2021
Só no ano passado foram cerca de um milhar de crianças e jovens que foram apoiados pelo programa Acompanhar desenvolvido pelo Município de Famalicão. O objectivo maior é garantir que todos têm apoio para alcançar o sucesso escolar.
Cerca de um milhar de crianças e jovens, entre os seis e 21 anos, receberam o apoio do ‘Programa Acompanhar’ no ano passado. Desenvolvido há cinco anos pelo Município de Vila Nova de Famalicão, o projecto visa apoiar crianças e jovens em risco de aprendizagem, já chega a 7,4 % da população estudantil local em idade de escolaridade obrigatória.
Cada um destes participantes no programa esteve envolvido em pelo menos 30 horas de capacitação, tutoria ou mentoria.
Reconhecido como boa prática a replicar pela Direcção-Geral da Educação, apesar do ano atípico, o ‘Programa Acompanhar’ conseguiu alargar a sua acção a mais parceiros sociais. A rede do programa incorpora mais de duas dezenas de parceiros desde estabelecimentos de ensino, IPSS, cooperativas, organismos públicos e associações juvenis.
A taxa de sucesso educativo no ano lectivo de 2019/2020 foi de 99,36%.
Do total de alunos envolvidos, 239 apresentavam pelo menos duas retenções, grande parte deles a frequentar percursos alternativos de formação. Os números são ainda mais relevantes se tivermos em conta que do total, 371 estavam em situação de risco, incluindo o risco de abandono escolar. E 45 alunos apresentavam necessidades especiais.
Outro dado relevante é o envolvimento de 73 jovens na qualidade de Tutores de Pares, jovens facilitadores de processos de inclusão inteligentes que com a sua experiência auxiliam os tutores no processo de capacitação e inclusão de jovens em risco.
O ‘Programa Acompanhar’ pretende potenciar e apoiar os estabelecimentos de ensino do concelho na implementação de projectos de boas práticas na área do acompanhamento e inclusão inteligente de alunos em especial situação de risco ou que não estão integrados em qualquer tipo de resposta socioeducativa complementar.
27 Fevereiro 2021
27 Fevereiro 2021
Rio aponta inovação como fonte de resiliência dos territórios
27 Fevereiro 2021
26 Fevereiro 2021
UMinho quer promover envolvimento cívico dos seus estudantes
26 Fevereiro 2021
UMinho presente em 9 dos 40 dos laboratórios associados da FCT
26 Fevereiro 2021
Fafe com 10 balcões nas freguesias para serviços de saúde à distância
26 Fevereiro 2021
Penafiel recebe doentes de cuidados intensivos do Hospital de Braga
Deixa o teu comentário