Braga, sábado

Famalicão baixa IMI em meio ponto percentual e mantém IRS e derrama em 2025

Economia

03 Dezembro 2024

Lusa

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai baixar, em 2025, a taxa de imposto municipal sobre imóveis (IMI) em meio ponto percentual, passando de 0,34 para 0,335, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município refere que se trata da segunda descida do IMI desde que Mário Passos assumiu a presidência da câmara, em 2021.
 

Em 2023, o IMI já tinha descido de 0.35 para os 0,34.
 

“Com estas reduções, a autarquia já abdicou de arrecadar 1,6 milhões de euros, número ao qual se acrescenta o valor que em 2025 abdicará também de receber (500 mil euros) com a adesão ao IMI Familiar, que fará baixar ainda mais o valor do imposto a pagar pelas famílias famalicenses”, sublinha o comunicado.
 

Assim, as famílias com um dependente terão uma dedução de 30 euros no IMI, as famílias com dois dependentes terão uma dedução de 70 euros e as famílias com três ou mais dependentes terão uma dedução de 140 euros.
 

Quanto à participação do município no Imposto sobre o rendimento de pessoas singulares (IRS), a taxa em Famalicão manter-se-á fixada nos 4,5% em 2025.
 

O município vai ainda continuar com uma derrama de 1,2% sobre o lucro das empresas cujo volume de negócios seja superior a 250 mil euros, ficando todas as outras isentas do pagamento.
 

O tarifário do Serviço Público de Transporte Regular de Passageiros não vai sofrer alterações.
 

No que toca à fatura ambiental, o município refere que a tarifa de recolha de resíduos sólidos urbanos não sofrerá aumentos.
 

Já a tarifa de abastecimento de água e saneamento sofrerá uma atualização à taxa de inflação de 2,1%, aplicável a partir do 3.º escalão, em que se inserem os grandes consumidores de água.

Deixa o teu comentário