03 Dezembro 2024
A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai baixar, em 2025, a taxa de imposto municipal sobre imóveis (IMI) em meio ponto percentual, passando de 0,34 para 0,335, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o município refere que se trata da segunda descida do IMI desde que Mário Passos assumiu a presidência da câmara, em 2021.
Em 2023, o IMI já tinha descido de 0.35 para os 0,34.
“Com estas reduções, a autarquia já abdicou de arrecadar 1,6 milhões de euros, número ao qual se acrescenta o valor que em 2025 abdicará também de receber (500 mil euros) com a adesão ao IMI Familiar, que fará baixar ainda mais o valor do imposto a pagar pelas famílias famalicenses”, sublinha o comunicado.
Assim, as famílias com um dependente terão uma dedução de 30 euros no IMI, as famílias com dois dependentes terão uma dedução de 70 euros e as famílias com três ou mais dependentes terão uma dedução de 140 euros.
Quanto à participação do município no Imposto sobre o rendimento de pessoas singulares (IRS), a taxa em Famalicão manter-se-á fixada nos 4,5% em 2025.
O município vai ainda continuar com uma derrama de 1,2% sobre o lucro das empresas cujo volume de negócios seja superior a 250 mil euros, ficando todas as outras isentas do pagamento.
O tarifário do Serviço Público de Transporte Regular de Passageiros não vai sofrer alterações.
No que toca à fatura ambiental, o município refere que a tarifa de recolha de resíduos sólidos urbanos não sofrerá aumentos.
Já a tarifa de abastecimento de água e saneamento sofrerá uma atualização à taxa de inflação de 2,1%, aplicável a partir do 3.º escalão, em que se inserem os grandes consumidores de água.
24 Janeiro 2025
23 Janeiro 2025
Bankinter teve lucros recorde de 953 milhões de euros em 2024
Deixa o teu comentário