27 Dezembro 2019
Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão tem patente, até ao próximo dia 4 de Janeiro, uma exposição dedicada a Júlio Brandão.
A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão tem patente até 4 de Janeiro a exposição dedicada a ‘Júlio Brandão: Recordações dum velho poeta | 150 anos do nascimento’.
A mostra está inserida no programa comemorativo dos 150 anos do nascimento de Júlio Brandão, que o município está a assinalar. Júlio Brandão, ilustre poeta, cronista, crítico literário, crítico de arte, publicista, dramaturgo, jornalista, professor e museólogo, nasceu a 9 de Agosto de 1869, na Rua de Santo António, no coração da cidade famalicense.
Entre as várias homenagens à memória de Júlio Brandão, promovidas e apoiadas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a título póstumo, destacam-se a atribuição do seu nome a uma escola do centro da cidade, a Escola Básica Júlio Brandão; a homenagem promovida em 1950 pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, com a instalação de uma glorieta em granito e bronze no topo norte do Parque 1.º de Maio, e as comemorações do centenário do seu nascimento, através do denominado Ciclo Comemorativo do 1.º Centenário do nascimento do Escritor e Poeta Júlio Brandão, em Agosto de 1969.
Entre outras mais recentes, enquadradas agora nas comemorações dos 150 anos sobre o seu nascimento, destacam-se a colocação de uma placa identificativa na rua onde nasceu, a Rua de Santo António, e uma intervenção artística comemorativa no mural da fachada da escola de que é patrono, a Escola Básica Júlio Brandão.
Na inauguração da exposição, a Biblioteca Municipal lançou a edição comemorativa fac-similada da obra poética da autoria de Júlio Brandão ‘O Livro de Aglaïs’.
14 Janeiro 2021
14 Janeiro 2021
Concerto de Dino dSantiago com Surma marca arranque da Taça da Liga de futebol em Leiria
13 Janeiro 2021
10 Janeiro 2021
Críticos dos EUA votam Vitalina Varela como quarto melhor filme de língua estrangeira
05 Janeiro 2021
Deixa o teu comentário