Braga, quinta-feira

Famalicão Extreme Gaming conta com muitas novidades na terceira edição

Diversos

19 Novembro 2019

Redação

Para além dos habituais espaços de torneios, simuladores e novidades do mundo virtual, esta edição conta com competições profissionais, como a Master Cup Portugal de counter strike e o Christmas Challenge da Federação Portuguesa de Futebol.

A terceira edição do Famalicão Extreme Gaming conta com muitas novidades. A principal é que o evento vai realizar-se em três dias, e não apenas em dois.


O Famalicão Extreme Gaming é um festival de videojogos, e-sports e de tecnologia que acontece entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Lago Discount e vai juntar algumas das maiores referências nacionais do youtube e dos videojogos.


Mariana Machado, representante do evento explicou que os três dias vão ser repartidos sendo o primeiro dedicado às escolas, o segundo ao público em geral e o terceiro dia é dedicado às famílias. Segundo a representante, a aposta em mais um dia, este dedicado à família “será, sem dúvida uma boa aposta porque todos nós cultivamos muito a ideia de família e gostamos também de entretenimento ao fim-de-semana e, por isso, concerteza vai correr muito bem”.

Uma das grandes novidades deste ano é a competição profissional, como a Master Cup Portugal (final da Taça de Portugal de counter strike), com a presença do campeão e do vice-campeão da Master Ligue e mais quatro equipas para serem apuradas. Haverá um torneio de Fortnite e ainda, o Christmas Challenge da Federação Portuguesa de Futebol e-sports, com implementação da competição da UEFA, o ‘Pés’ e um campo de futebol real com uma versão virtual, 3 contra 3, para os sub-15.
Este festival conta com um público-alvo muito jovem e vai haver, por isso, uma área só dedicada à educação. Um espaço que será dinamizado pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), que será no primeiro dia inteiramente dedicado às escolas, com oportunidade das crianças criarem jogos de vídeo para o telemóvel, fazer programação de robots e onde será debatido o tema da segurança na internet.
 

Outra das novidades deste ano é a possibilidade dos professores fazerem, no dia 7 de dezembro um whorkshop/formação certificada sobre a ‘gameficação’, os jogos e a segurança no âmbito da flexibilidade curricular, com oradores convidados de renome nacional.


Neste espaço de educação haverá também a colaboração da Fundação Champalimaud, “com o Champimóvel, que liga várias experiências emocionates e interactivas, com uma viagem tridimensional ao corpo humano” e ainda, contará também com a presença do Exército Português com uma parede de escalada e viaturas blindadas que podem ser experimentadas por todos.
 

Pela primeira vez no evento também, a área da cultura pop estará representada com um concurso de cosplay (uma personagem criada e interpretada por alguém), com três júris nacionais e internacionais dedicados à área para escolher a melhor caracterização. O festival reúne vários patrocinadores e expositores, com marcas prestigiadas em gaming e realidade virtual e onde os visitantes podem experimentar, jogar e competir.


Os youtubers Ricfazeres, Tiagovski, Shikaie e um youtuber famalicense marcam também presença no evento deste ano e foram escolhidos pelo público.
 

Para o vereador do Desporto, Mário Passos este evento tem como finalidade levar o nome de Famalicão mais longe.


“Nós temos sempre grandes objectivos por detrás das grandes iniciativas. Nós achamos que um território que não é bem falado fora de Famalicão porventura começa a perder competitividade em comparação com outros municípios, e estas iniciativas conferem ao território a promoção e a notoriedade devidas, por forma a que seja falado e só assim é que um território é conhecido”, referiu.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho