31 Agosto 2019
O encontro Germinal regressa a Vila Nova de Famalicão a partir de hoje para, até 07 de setembro, apresentar performances, instalações, concertos e conferências por 30 artistas nacionais e internacionais.
Na segunda edição do Germinal, o objetivo é "desafiar a comunidade e artistas", e “despertar para o debate em torno da criação", através da ocupação de espaços públicos com os vários momentos da programação, segundo Sara Barbosa, da organização.
Em declarações à Lusa aquando do anúncio do programa, Sara Barbosa salientou a "forte componente da formação" que a organização do evento, a companhia Cão Danado, em articulação com a autarquia, cunhou na programação.
Da programação fazem parte nomes como o artista plástico Edgar Massul, que vai apresentar diversas instalações desenhadas para o Parque da Devesa, ou Patricia Barbosa, Pedro Barbosa e Inês Castanheira, que unem em "Confessionário" fotografia, instalação e som.
Sara Barbosa salientou ainda na edição deste ano o projeto "Ponto de Encontro Germinal", um espaço de "partilha e discussão aberta que servirá como ponto de contacto entre artistas, a cidade e o público da mostra".
O evento propõe ainda atividades musicais que passarão por propostas de referências nacionais de free jazz, clássica, improvisação e música digital, com Rodrigo Amado num concerto improvisado no Parque da Devesa com o guitarrista Flak, o contrabaixista Hernani Faustino e Jorge Queijo na bateria.
Estão também agendados concertos pelo compositor esloveno Gaspar Piano e pela pianista Eliana Veríssimo, e ainda ‘happenings musicais' entre o compositor, a pianista e músicos que se queiram juntar ao desafio.
Pascal Luneau regressa a Famalicão para uma conversa sobre o projeto "Outside", um programa de formação, orientação e promoção para estudantes e ex-estudante da Academia Contemporânea de Espetáculo de Famalicão. Será ainda projetado o filme "Assentos", com realização de Luneau, resultado fílmico de uma oficina e um espetáculo realizados na primeira edição do Germinal, entre o realizador e 13 jovens atores de Famalicão, sobre o ato de estar sentado com ou diante de outras pessoas.
Outra proposta é a estreia de "It all comes out at night", o "culminar" de uma residência artística de Davis Freeman e de mais de dez jovens atores que responderam à provocação através de uma ‘open call’ nacional.
Ao todo, são mais de 40 propostas artísticas que vão ocupar espaços públicos de Famalicão com conferências, espetáculos, performances, instalações e criações originais que, disse a responsável, "pretendem despertar o debate em torno da criação".
A edição de 2019 do Germinal, "nome escolhido porque é um processo, ainda está a germinar, a dar frutos, a crescer e a renovar-se através da forte componente formativa que a programação incorpora", explicou Sara Barbosa, engloba mais de 30 artistas nacionais e internacionais,
"O Germinal quer, reserva, pretende ser também um lugar especial para o desocultamento do processo da criação artística e a sua relação com a consciência cívica e ambiental", acrescentou.
Com arraiais assentados no Parque da Devesa, o Cão Danado "desenhou um programa de ações que visam a participação comunitária num cruzamento entre arte, meio ambiente, tecnologia e património".
No último dia, o público é convidado a visitar as instalações do antigo complexo industrial A Reguladora, atual sede do Cão Danado, sendo que será lá que Iria Sobrado estreia a criação original "Estado Cru" - "uma proposta teatral numa cena que limita o movimento de Sobrado, onde palavra, expressão corporal e o silêncio estão em jogo".
O acesso a toda a programação é gratuito.
14 Janeiro 2021
14 Janeiro 2021
Concerto de Dino dSantiago com Surma marca arranque da Taça da Liga de futebol em Leiria
13 Janeiro 2021
10 Janeiro 2021
Críticos dos EUA votam Vitalina Varela como quarto melhor filme de língua estrangeira
05 Janeiro 2021
Deixa o teu comentário