Braga, quinta-feira

Famalicão reforça Polícia Municipal face à "preocupante" falta de policiamento

Regional

26 Outubro 2020

Lusa

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai recrutar 10 novos polícias municipais, face à notória e preocupante ausência de policiamento nas ruas da cidade, anunciou hoje o município.

Em comunicado, aquele município do distrito de Braga refere que na base da contratação está também a “crescente” assunção de responsabilidades da Polícia Municipal, em vários domínios, desde logo na fiscalização das normas governamentais relativas à pandemia de covid-19, antes atribuídas apenas às forças de segurança.
 

Inicialmente, estava previsto o recrutamento de apenas cinco novos agentes, mas o município decidiu duplicar o número.
 

A proposta para a contratação dos 10 agentes foi aprovada na quinta-feira, em reunião do executivo municipal.
 

O presidente da Câmara, Paulo Cunha, justificou a contratação dos efetivos com as novas competências assumidas, mas também com “o desinvestimento nacional na segurança pública”.
 

“Esta é a resposta que a Câmara Municipal pode dar à notória e preocupante ausência de policiamento nas ruas de Famalicão”, referiu o autarca.
 

Adiantou que, numa reunião recente com o secretário de Estado da Administração Interna, ficou “muito preocupado por constatar que não está previsto, no prazo de pelo menos um ano, qualquer reforço dos efetivos da PSP e da GNR”.
 

“É claro que a Câmara Municipal não pode contratar efetivos para a GNR nem para a PSP, mas ao contratar efetivos para a Polícia Municipal está a criar condições para que, do ponto de vista do que é competência do município, tudo seja feito para que a sensação de segurança efetiva possa acontecer”, salientou.
 

A Polícia Municipal de Famalicão iniciou funções em fevereiro de 2004.
 

Atualmente, conta com um comandante, 19 agentes de Polícia Municipal, um funcionário administrativo e um técnico superior.
 

A entrada dos 10 novos agentes encontra-se em fase de recrutamento.

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho