21 Julho 2020
O concelho de Vila Nova de Famalicão vai ter um novo Centro de Recursos Educativo e Desportivo de Famalicão que se "assume como nova ferramenta ao serviço da promoção da inclusão e da igualdade", anunciou hoje a autarquia.
O concelho de Vila Nova de Famalicão vai ter um novo Centro de Recursos Educativo e Desportivo de Famalicão que se "assume como nova ferramenta ao serviço da promoção da inclusão e da igualdade", anunciou hoje a autarquia.
Em comunicado enviado hoje à Lusa, aquela autarquia do distrito de Braga faz saber que a nova valência ficará instalada no CIIES - Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior, nas antigas instalações da Didáxis de S. Cosme e que entrará em funcionamento em setembro.
Na área do Desporto, esclarece o texto, a criação deste novo Centro vai "permitir uma evolução no trabalho efetuado até agora pela autarquia no âmbito do Desporto Adaptado".
"Para além das habituais aulas e atividades multidesportivas promovidas junto das escolas e instituições sociais, os utentes envolvidos neste programa municipal vão ter a oportunidade, a partir de setembro, de participar em ações de formação e de qualificação profissional, de participar em treinos semanais específicos de uma determinada modalidade de acordo com a aptidão demonstrada, e de usufruir de terapias multidisciplinares com vista à excelência desportiva", lê-se.
A autarquia aponta ainda que agora os clubes interessados na promoção de secções de desporto adaptado poderão depois seguir e recrutar potenciais atletas afetos a este Centro de Desporto Adaptado, "numa perspetiva de especialização dos mesmos para a competição federada".
Já na área da Educação, lê-se, "este Centro pretende, sobretudo, ser mais um meio para o desenvolvimento de competências e capacitação dos jovens e adultos com necessidades especiais através da implementação de respostas terapêuticas diferenciadas e multidisciplinares articuladas com as escolas e demais instituições do concelho".
Ao nível da intervenção terapêutica a nova valência tem uma sala de Snoezelen de características únicas no concelho, uma sala de integração sensorial e de gabinetes técnicos de fisioterapia, terapia da fala, terapia ocupacional, cuidados de saúde primários, nutrição e desporto adaptado.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, esta é mais "uma ferramenta ao serviço da mobilidade social e da discriminação positiva" no concelho.
"Queremos que a condição de partida não tenha uma influência decisiva na condição de chegada e com a criação deste Centro estamos a criar condições para que cada um possa ser aquilo que resulta do seu mérito e da sua ação", refere no texto.
25 Janeiro 2021
'Cancelamento das actividades lúdico-pedagógicas dos espaços arqueológicos e museológicos'
25 Janeiro 2021
Sapadores florestais realizam trabalho de defesa da floresta contra incêndios em Caminha
25 Janeiro 2021
Distrito de Braga com 30.156 desempregados em dezembro de 2020
25 Janeiro 2021
Hora do Conhecimento arranca amanhã no canal Famalicão Sénior
Deixa o teu comentário