Braga,

FC Famalicão: Um embaixador da cidade a paixão de todo o concelho

Desporto

21 Agosto 2020

Redação

Nascido a 21 de Agosto de 1931, o FootBall Club de Famalicão foi fundado com o objectivo de incentivar a prática do futebol. #Amordeperdição dos sócios-fundadores passou de geração em geração e conta hoje com 89 anos de história. Clube com imagem de marca vencedora da região destaca-se pelo amor bairrista dos adeptos #nasciVilaNova.

Um clube que honra o passado, orgulhoso do presente e que sonha alto para o futuro. O Football Club de Famalicão, como assim foi designado no dia em que foi fundado a 21 de Agosto de 1931 com a missão nobre de incentivar a prática do futebol entre os jovens, conta já com longos 89 anos de história, sendo hoje a colectividade desportiva maior da identidade de uma vila emblemática, mas também de todo um concelho que é dinâmico e empreendedor.


Sonho dos sócios-fundadores José Alves Marinho, Floriano Portela, Hildebrando Portela, Luis Pinto, Joaquim Mesquita Jr. e Vergílio Pinto de Azevedo atravessou gerações e apresenta-se hoje como um #amordeperdição dos seus adeptos.


O primeiro título na temporada 1935/36 — conquista do Campeonato da Promoção e subida à 1.ª Divisão da AF Braga — foi o início de um palmarés cheio de emoções, que em 1945/46 teve outra das páginas mais bonitas do historial famalicense: a subida inédita à 1.ª Divisão Nacional. Crescia um símbolo, uma entidade desportiva de referência.


Aos anos de glória, não faltou também lágrimas, momentos menos positivos. O clube desceu às origens... Mas foi na raça. Foi na paixão clubística dos seus fervorosos associados, que o renovado Futebol Clube de Famalicão renasceu e tornou-se um digno embaixador de uma cidade moderna e de uma região inovadora, com marca registada de vencedora.


Época 2019/20 marcou regresso ao topo do futebol português, 25 anos depois de muita luta. Um regresso em grande estilo. E não foi só Fama. Foi incrível!

Deixa o teu comentário

Bem-vindo á Antena Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho