Braga, quinta-feira

Feira Afonsina junto ao Castelo dá a conhecer a identidade nacional

Regional

22 Junho 2019

Redação

Em Guimarães, este fim de semana eventos dão a conhecer o modo de vida do tempo de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, até à proxima segunda-feira, data em que se assinalam os 891 anos da Batalha de S. Mamede.

Dar a conhecer a identidade do país e do concelho é o grnade objectivo da Feira Afonsina que decorre junto ao Castelo e ao Paço dos Duques até à próxima segunda-feira.

 


O evento vai na nona edição e pela primeira vez realiza-se no local onde nasceu Portugal.

 


“Nós comemoramos o tempo de Afonso I, o primeiro rei de Portugal e este espaço é simbólico, não só para Guimarães como Portugal. Trazermos para a aqui a Feira Afonsina, e as comemorações da Batalha de S. Mamede (a 24 de Junho de 1128), significa trazermos as pessoas ao local da nossa identidade”, explicou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, ontem durante a inauguração do evento.

 

Domingos Bragança fez notar que a localização da Feira Afonsina ainda está a ser alvo de aperfeiçoamento. “Estamos a fazer valer com autenticidade e criatividade, respeitando toda a história, esta festa de Afonso I, neste seu cenário autêntico”.

 


O autarca vimaranense apelou, ainda, para que seja reconhecida, de uma vez por todas, o dia 24 de Junho como o dia um de Portugal. “É uma questão de justiça que se faz a Guimarães e a Portugal. Que o país reconheça que o dia da sua fundação foi24 de Junho de 1128. O resto foram processos meramente burocráticos”.

 


Domingos Bragança espera que o evento seja visitado por milhares de pessoas ao longo de quatro dias, e que a programaçção foi expandida até segunda-feira para dar mais comodidade aos visitantes. “Convidamos todos a vir a Guimarães, mas a cidade torna-se desconfortável acima de determinado número de pessoas. É por isso que esta celebração se prolonga por quatro dias, para que as pessoas possam viver a cidade sem se acotovelarem umas às outras.”

 


A vereadora do pelouro da Educação, Avelina Pinto, destacou que a programação dá destaque à figura de Egas Moniz, conhecido como sendo o aio de D. Afonso Henriques. “Egas Moniz é uma figura lendária que tráz estes valores da lealdade. É uma figura muito pouco trabalhada na História e é muito da lenda. Este anos quisemos criar uma figura que seja alvo de um trabalho científico”, frisou Avelina Pinto, acrescentando que foram realizadas as Jornadas Medievalistas e que estã em preparação “um concurso para os historiadores mais jovens sobre esta figura.”

 


A vertente pedagógica também não foi esquecida na programação da Feira Afonsina. “Esta feira está mais trabalhada no contexto educativo. Tem muita informação, muito conhecimento. Em todo o lado tem informação contextualizada e ateliers para crianças”, destacou a vereadora da Cultura.

 


Hoje, o destaque em termos de programação, vai para a segunda (a primeira foi ontem) representação da ‘Lenda de Egas Moniz’, a partir das 22 horas, no Campo de S.?Mamede. O espectáculo tem entrada gratuíta.

 

Durante o dia decorrem actividades destinadas ao público, tais como a Tecelagem (às 16.30 e às 19 horas), o ‘Sapateiro’ (às 15.30 e às 18 horas), o ‘Assalto ao Burgo (ás 17 e às 19.30 horas), ‘Na Pele de um Guerreiro’ (ás 16 e as 18.30 horas) e a ‘Mesa Militar Pedagógica (às 15 e às 17.30 horas). O público pode visitar, ainda ‘O Burgo’, a ‘Aldeia’, o ‘Albergue dos Romeiros de S. Tiago’, as ‘Hortas’ e o ?Campo Militar’.

Deixa o teu comentário