Braga, terça-feira

Feira do Livro de Barcelos evoca Sophia, Agustina e Florbela Espanca

Regional

01 Julho 2019

Lusa

A 37.ª edição da Feira do Livro de Barcelos, que vai decorrer de 05 e 14 de julho, ficará marcada pela evocação de Sophia de Mello Breyner, Agustina Bessa-Luís e Florbela Espanca, anunciou hoje o município.

A 37.ª edição da Feira do Livro de Barcelos, que vai decorrer de 05 e 14 de julho, ficará marcada pela evocação de Sophia de Mello Breyner, Agustina Bessa-Luís e Florbela Espanca, anunciou hoje o município.

O maior destaque será para Sophia de Mello Breyner, cujo centenário do nascimento se comemora em 2019.

A evocação da primeira mulher a receber o Prémio Camões acontece logo no dia de abertura da feira, com uma conversa com Martim Sousa Tavares, neto da escritora, e com a representação de "O Bojador", um espetáculo de marionetas com base em texto de Sophia.

A homenagem contará ainda com um recital poético intitulado “Paisagens sonoras da poesia”, a realizar no dia 10.

Para os mais novos, o programa relativo a Sophia compreende a exibição da peça de teatro "No sótão da avó Sophia" e a dramatização do conto "A menina do mar".

Também Agustina Bessa-Luís, que morreu em junho, vai ser recordada na Feira do Livro de Barcelos, no dia 12, numa conversa de Isabel Rio Novo, autora da biografia da escritora "O Poço e a Estrada", com o jornalista Alberto Serra.

Florbela Espanca, de quem se comemoram os 125 anos do seu nascimento, será evocada com um espetáculo de poesia e música, a realizar no dia 07.

Esta edição da Feira do Livro de Barcelos conta com a participação de 90 editoras e 17 livreiros, distribuidores e alfarrabistas, ocupando uma área de cerca de 165 metros de ‘stands’, da Avenida da Liberdade ao Largo da Porta Nova.

Pela feira, passarão escritores como António Mota, Maria João Fialho Gouveia, Paulo M. Morais e António Tavares, Prémio Leya 2015.

Estão igualmente agendadas as presenças de José António Saraiva, Catarina Furtado, Joana Amaral Dias e Hélder Reis, que irão apresentar os seus últimos livros.

Os escritores barcelenses também estarão em destaque, com a realização de uma tertúlia, no dia 08, com a participação de Domingos da Calçada, Fernando Pinheiro, Rui Sousa Basto, José Ilídio Torres e Joana Luísa Matos.

A feira ficará ainda marcada pela apresentação dos livros "Menina entre 2 Azuis", de Inês Martins de Faria, Prémio Literário do Município de Barcelos 2018, e “O Sonho de Ver o Invisível”, de Luís Carvalhido, fotógrafo vianense residente em Barcelos.

Deixa o teu comentário